top of page

Câmara aprova projeto de lei que declara som automotivo como patrimônio cultural imaterial

  • Redação
  • 4 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

De autoria do parlamentar Dídimo Vovô, o projeto de lei n.º 188/2024 foi acatado com 13 votos a favor e uma abstenção na primeira votação

Foto: Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara dos Vereadores aprovou o projeto de lei (PL) que declara o som automotivo como patrimônio histórico e cultural imaterial de Cuiabá. De autoria do parlamentar Dídimo Vovô (PSB), o PL n.º 188/2024 foi acatado com 13 votos a favor e uma abstenção na primeira votação.


O projeto segue para a segunda votação. Em caso de aprovação, os eventos culturais oficiais de som automotivo realizados na Arena Automotiva integrarão o calendário oficial do município. Os festivais, que farão parte da agenda, poderão receber patrocínio, subvenção, auxílio, incentivos e subsídios financeiros e fiscais da Administração Pública Municipal.


“A cultura do som automotivo, muitas vezes marginalizada ou incompreendida, pode ser também um reflexo das desigualdades e da busca por pertencimento em espaços urbanos. Ela não é apenas um hobby ou uma tendência passageira, mas um grito de resistência e afirmação de identidade”, dispõe o projeto.


No documento, o vereador citou a Associação de Som Automotivo de Cuiabá — ONG 24 horas, que recebeu a declaração de utilidade pública da Câmara em 2024. Conforme o projeto, a instituição presta diversos atendimentos às comunidades carentes, doação de cestas básicas em comunidades, zona rural, realizando também vários eventos para arrecadação e doação de brinquedos para crianças carentes.

Comments


bottom of page