Câmara dos Vereadores de Várzea Grande aprova criação do Dia do Lambadão
- Redação
- 22 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Data comemorativa será celebrada no dia 10 de setembro em homenagem ao aniversário do Chico Gil, conhecido como Rei do Lambadão, no munícipio

A Câmara dos Vereadores de Várzea Grande aprovou a criação do Dia do Lambadão nesta terça-feira (22). O Projeto de Lei n.º 135/2024, de autoria da vereadora Rosy Prado, institui a data comemorativa no dia 10 de setembro em homenagem ao aniversário do Chico Gil, conhecido como Rei do Lambadão.
O objetivo da lei é promover a cultura, difundir o ritmo musical e resgatar as tradições e histórias do povo mato-grossense.
De acordo com o documento, a celebração deve ocorrer no lar dos idosos ou em espaços semelhantes, com autorização do Poder Público. Além disso, as apresentações artísticas serão realizadas mediante o apoio voluntário, sendo proibido qualquer pagamento aos artistas.
O ritmo musical surgiu em meados dos anos 90 e ficou famoso com a música “Ei, Amigo”, de Chico Gil.
Nascido em Poconé, o cantor e compositor faleceu aos 43 anos, em julho de 2000. Ao todo, Chico lançou três CDs oficialmente. Inúmeras das composições foram criadas ao vivo em cima dos palcos.
Lambadão
O ritmo foi estabelecido como um movimento cultural e musical de caráter popular por meio de um Projeto de Lei sancionada pelo governador Mauro Mendes em janeiro de 2019.
A lei, de autoria do ex-deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), inclui música, dança, coreografias e jeito de executar os instrumentos. Conforme a norma, o Poder Público deve assegurar ao movimento a realização de manifestações próprias, como festas, bailes, shows, reuniões e festivais, sem quaisquer regras discriminatórias e nem diferentes das que regem outras manifestações da mesma natureza.
Comments