Evento cultural conta com lançamento de livro da Lupita Amorim, palestra e apresentações musicais
- Redação
- 13 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mar.
Casa das Pretas recebe o “Encontro Cultural e Literário: Celebrações sobre o lírico como material de sustentação na vida das juventudes negras” neste sábado (15), às 19h

A Casa das Pretas recebe o “Encontro Cultural e Literário: Celebrações sobre o lírico como material de sustentação na vida das juventudes negras” neste sábado (15), às 19h. O evento conta com o lançamento do livro da Lupita Amorim, palestra, apresentações musicais e declamação de poesias.
Destaque da noite, a socióloga e multiartista Lupita Amorim vai lançar a primeira obra solo intitulada “Pele, Passos e Poesias", que traz reflexões sobre autocuidado, saúde mental e a experiência de uma travesti preta no mundo contemporâneo. Ainda será promovida uma roda de conversa sobre a publicação, mediada pelo psicólogo Lucas Guerra, e sessão de autógrafos.
“Eu estou muito feliz por lançar o meu primeiro livro solo, após ter lançado outros livros e e-books com a colaboração de outras pessoas. Estou muito animada pra saber como as pessoas irão receber esta escrita minha, na qual eu busquei amadurecê-la e conectar um exercício comum que é a caminhada em um ato de resistência, autocuidado e que envolve todas as áreas da nossa vida”, comentou Amorim.
Já a palestra será conduzida pela professora doutora Cândida Soares da Costa, com a temática “Literatura, identidade e transformação social: o lírico e o material na vida de jovens negras”.
A programação também conta com a apresentações musicais de Yndira Villarroel, Josy Campos, Geovana Rodrigues e Gê Lacerda, assim como também terá a declamação de poesias do livro com a professora e atriz Jucelina Ferreira, o escritor Wuldosn Marcelo, a atriz e diretora teatral Claudia Coutinho.
A iniciativa do evento é da anfitriã Lupita Amorim, em parceria com o Coletivo Negro Universitário (CNU/UFMT), e realizado pelo Comitê de Cultura de Mato Grosso, com as parcerias da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), o Centro Cultural Casa das Pretas e a Editora Paruna.
“O Comitê de Cultura de Mato Grosso busca sempre apoiar ações que fortalecem produções culturais em rede e, claro, não haveríamos de nos isentar de incentivar produções riquíssimas de nossa juventudes negras, um de nossos públicos prioritários”, comentou a coordenadora do Comitê, Vannessa Jacarandá.
Sobre o Comitê de Cultura
É gerido por uma organização da sociedade civil selecionada por edital do MinC, atendendo ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (Portaria MinC nº 64/2023), coordenado pela secretária Roberta Martins. Em Mato Grosso, a responsabilidade é do Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), sob coordenação de Plínio Marques, Vannessa Jacarandá e Romulo Fraga.
O Comitê de Cultura é responsável por ações de formação, mobilização pública e comunicação sobre as políticas culturais em Mato Grosso, em territórios prioritários aprovados na concorrência pública.

Comments