top of page
Redação

Alunos de teatro apresentam dois espetáculos com tema "Lendas Brasileiras"

A terceira edição da Mostra de Cenas do Curso Superior de Tecnologia em Teatro ocorre nesta sexta-feira (22), a partir das 19h, na Escola Técnica Estadual de Cáceres

Foto: Assessoria/ Divulgação

A terceira edição da Mostra de Cenas do Curso Superior de Tecnologia em Teatro ocorre nesta sexta-feira (22), a partir das 19h, na Escola Técnica Estadual de Cáceres. Ao todo serão dois espetáculos exibidos, com classificação indicativa de 16 anos. A entrada é um quilo de alimento não perecível.


A Mostra de Cenas é um momento em que os alunos do curso de Tecnologia em Teatro, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze (MT Escola de Teatro), apresentam para a sociedade os produtos gerados durante o semestre letivo.

 

Para o Coordenador Geral da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, a Mostra de Cenas é a culminância de um belíssimo trabalho desenvolvido pela coordenadora do curso na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Cáceres, Jocineide Karim, resultado da parceria que a Associação Cultural Cena Onze tem com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e com a Unemat.


"Em Cáceres temos tido algo muito especial com o envolvimento de todos os atores, atrizes, equipe de professores e direção do curso”, enfatiza Flávio. A cada semestre letivo é escolhido um tema que potencializa os produtos teatrais a serem gerados.


No segundo semestre de 2023, Lendas Brasileiras foi o tema indicado, dando origem aos trabalhos artísticos: “Noiva da Ponte Branca”, “Boto”, “Lenda Mandioca”, “Mãe do Ouro”, “Homem do Saco” e “Lobisomem”. As peças teatrais são geradas durante a disciplina de Experimentos Cênicos sob orientação dos professores do curso.


De acordo com Jocineide Karim, Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Teatro, em Cáceres, a proposta da mostra é socializar um produto com o público criando uma interação artístico-cultural entre a universidade e a sociedade. "O espectador se sentirá motivado a pensar o teatro como um espaço de debates, onde a ficção pode e deve se confrontar com a realidade histórica", pontua a professora.


A MT Escola de Teatro é um programa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), desenvolvido pelo Cena Onze em parceria com a Unemat e consultoria da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP).


Conheça os espetáculos:


20h: Lembrem, contem! - Lendas da terra


Sinopse: As lendas são fontes inesgotáveis de sabedoria e conhecimento que perpassam gerações. Contadas por pessoas que, de fato, tem oratórias fantásticas, promovem momentos de regressões memoriais. Quem nunca ouviu ou contou lendas brasileiras como Boto, Mandioca, Saci, Lobisomem, Homem do Saco, e Mãe do Ouro? Narrativas que reverberam memórias e, sem dúvida, engajam o indivíduo na história social de sua comunidade. Nesta peça ecoam vozes a clamar. Lembrem e contem as lendas da terra!


20h50 - Réquiem - A lenda da noiva da Ponte Branca


Sinopse: Somos sabedores de que muitas pessoas conhecem ou já ouviram falar de alguma lenda urbana que envolva a história de noivas, fantasmas ou de mulheres que, vestidas de branco, ficam vagando à procura do amado. Mas, perguntamos: Você conhece a lenda da noiva da Ponte Branca? Talvez, o nome dessa ponte soe familiar, caso você seja morador da cidade de Cáceres. Nesse caso, a Ponte Branca e as lendas que circundam a sua memória, serviram de referência para a criação dessa peça cênica que, de modo performativo, trata da situação social, do aprisionamento carnal e espiritual que está submetida a figura feminina nessa sociedade patriarcal. Por que sempre uma mulher? E, será que nem mesmo depois de MORTA a mulher tem sossego?

2 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos