top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok

Após oito anos, festival de artes cênicas retorna à Cuiabá neste sábado (03)

Lançamento ocorre neste sábado (03), às 16h, no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), com entrada gratuita

Museu de Imagem e do Som de Cuiabá / Foto: Assessoria

Após oito anos, o “Panorama de Artes da Cena” volta aos palcos e ruas de Cuiabá. O lançamento ocorre neste sábado (03), às 16h, no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), com entrada gratuita.


A primeira atividade será um passeio de afroturismo por pontos do Centro Histórico de grande relevância para o povo preto cuiabano, com a Rota da Ancestralidade. Em seguida, uma cena performativa com o grupo Raízes da Ancestralidade.



Na sequência, o público retorna ao MISC e poderá acompanhar a abertura da exposição “Fotocênicas”, do fotógrafo Fred Gustavos, que conta com registros de espetáculos de artistas mato-grossenses.


A realização do Panorama de Artes da Cena 2 é da Cia. Teatro Mosaico, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.


O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o Cine Teatro Cuiabá, A Casa do Centro, o Centro Cultural Casa Cuiabana, o MISC, a Galeria do Pádua, o fotógrafo Fred Gustavos são alguns dos apoiadores do evento.


Cena performativa de lançamento


“Raízes do Tempo: Orixás e Ancestralidade” é uma apresentação vibrante e emocionante do Grupo Raízes Ancestrais, idealizada para demonstrar a rica herança cultural dos povos de matriz africana. A montagem utiliza o cenário histórico da Igreja do Rosário e de São Benedito e do MISC, para criar um diálogo visual e cênico único.


Surge como uma resposta contundente ao convite do Projeto Rota da Ancestralidade, que visa discutir o racismo e a estruturação histórica do processo de ocupação do povo preto em Mato Grosso e na capital Cuiabá. “Raízes do Tempo: Orixás e Ancestralidade” não é apenas uma peça artística, mas uma jornada que valoriza a importância da ancestralidade e do legado cultural que moldou e continua a influenciar a identidade negra no Brasil.


Panorama de Artes da Cena


A segunda edição do Panorama de Artes da Cena é realizada como uma política pública de oferta de um festival de artes cênicas em Cuiabá de forma gratuita e popular. Em 2016, foram mais de dois meses de apresentações, concentradas no Teatro da UFMT.


Nesta edição, oito anos depois, o palco é a cidade de Cuiabá. Dessa forma, além de teatros tradicionais, como o Zulmira Canavarros e o Cine Teatro Cuiabá, abrigarão espetáculos espaços como a Casa Cuiabana e a Galeria do Pádua, além de praças e pontos de cultura.


A programação com as diversas expressões das artes cênicas (teatro, dança, circo e performance) correrá a cidade por mais de um mês e trará diferentes linguagens voltadas para variados públicos.


A curadoria está fechando a programação, que será divulgada em breve, por meio do Instagram e do Facebook.


Serviço

Lançamento do Panorama de Artes da Cena 2, durante a abertura da exposição Fotocênicas)

Data: Sábado (03), a partir das 16h

Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)

Entrada gratuita

Realização: Cia. Teatro Mosaico, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá e Ministério da Cultura


(Com informações da assessoria)

10 visualizações0 comentário

Comments