top of page

Balneário e Rio Estivado são considerados próprio para banho

Redação

Na nova coleta, a contagem de coliformes no local foi mais baixa, o que permitiu obter a classificação própria, no nível satisfatório

Foto: Sema-MT

O Balneário e o Rio Estivado são considerados próprio para banho, após novas análises feitas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Ambos são localizados em Bom Jardim, no município de Nobres.


O Rio Estivado foi um dos monitorados pela Campanha de Balneabilidade no mês de junho deste ano e foi apontado como impróprio para recreação. Na nova coleta, que aconteceu no mês de agosto, a contagem de coliformes no local foi mais baixa, o que permitiu obter a classificação própria, no nível satisfatório.


Na primeira análise, a coleta não foi realizada dentro do Balneário Estivado, apenas nas proximidades. Como o balneário é um local de alto potencial turístico e é muito visitado o ano todo por pessoas de todas as regiões de Mato Grosso e de outros Estados, a Sema, por meio do Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar, realizou nesta análise a coleta também dentro do local.


“Dos locais considerados impróprios na Campanha de Balneabilidade 2024, apenas Balneário Estivado solicitou uma nova coleta no Rio Estivado e que abrangesse também o interior do empreendimento para se ter informações mais precisas, já que na primeira análise não havia tido coleta dentro do ponto turístico, mas apenas em suas proximidades. Nesta nova análise foi constatada melhora nas condições de banho e de recreação no Rio Estivado e condições adequadas dentro do Balneário Estivado”, explicou o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema-MT, Sérgio Figueiredo.


Nos outros locais classificados como impróprios para banho, no boletim da Sema, não houve alteração. Desta forma, o alerta da Pasta continua para que a população não utilize a água para recreação primária.


Análise da Sema


A análise de balneabilidade verifica a qualidade das águas dos rios para recreação primária, que é o contato direto e prolongado com a água. O monitoramento é feito em praias com maior número de visitantes e a classifica como própria ou imprópria para banho. 


A utilização da água para fins recreativos é comum, principalmente nos rios próximos às cidades, onde ocorre a formação de praias na época da seca. Por esse motivo, torna-se relevante conhecer a qualidade da água para garantir a conservação dos recursos hídricos e a proteção da saúde da população.


A Sema orienta a população a sempre evitar a recreação de contato primário (balneabilidade) nos locais classificados como impróprios, evitar o banho após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, evitar ingestão de água destes locais sem o devido tratamento, com redobrada atenção a crianças e idosos.


A população também pode comunicar à Secretaria eventos ou circunstâncias que possam levar a dúvidas quanto à manutenção da condição de balneabilidade de qualquer recurso hídrico utilizado para recreação de contato primário, para que a Pasta, se necessário, adote providências de novas avaliações.

3 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos