top of page

Coletivo negro independente realiza feira para manter horta comunitária e divulgar artistas locais

Primeira edição da Feira Daruê neste domingo (08), das 16h às 21h, no espaço cultural Casa Cuiabana

Foto: Divulgação

O coletivo negro independente Daruê Malungo realiza a primeira edição da Feira Daruê neste domingo (08), das 16h às 21h, no espaço cultural Casa Cuiabana. O evento visa arrecadar fundos para a manutenção da horta comunitária gerida pelo coletivo, além de dar visibilidade a expositores e artistas locais.


A feira conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado (Secel-MT), do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat).


Integrante do coletivo e organizadora do evento, Maria Luiza Mendes de Arruda acredita que a feira contribuirá para o fortalecimento de empreendimentos liderados por pessoas negras em Cuiabá, além de fomentar a geração de renda.


“Estamos planejando a feira com muito carinho e dedicação para ser um evento maravilhoso para todos, repleto de diversão, conscientização e coletividade”, destacou Maria.

Durante o evento, serão sorteados três prêmios por meio de rifas promovidas pelo coletivo: um vale-tatuagem no valor de R$ 500, realizado pela tatuadora Julia Duarte (@juliaduarte.art); uma sessão de fotos com o fotógrafo e videomaker Ricardo Cruz (@eiricardocruz); e um vale-maquiagem com o maquiador Vitor Souza (@powerblack). Cada rifa custa R$ 5 e o valor arrecadado ajudará a cobrir os custos da feira.


Conheça o coletivo negro Daruê Malungo


O coletivo negro independente Daruê Malungo promove a emancipação de pessoas negras por meio do acesso à gerência dos meios de produção e do trabalho de base em bairros periféricos, especialmente com a população LGBTQIAPN+.


O coletivo realiza atividades em escolas de bairros periféricos, como cine-debates e oficinas, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além disso, organiza rodas de conversa quinzenais na Casa Cuiabana e, recentemente, iniciou um projeto de horta comunitária para combater a insegurança alimentar no município.


Conheça as atrações artísticas


MC Lua


Lua Pinheiro, de 22 anos, é uma travesti que se destaca na cena cultural de Cuiabá. Conhecida como ‘Overall Princess’, da Mansão Flor de Lis, Lua atua como DJ e traz sets inovadores que fogem do convencional e celebram o empoderamento travesti. Além da carreira na música, Lua é designer gráfica e social media.


MC Guto


Guto, também conhecido como Gutinho, é multi-artista mato-grossense, nascido e criado em Cuiabá. Possui hits espalhados pelo Estado, como “Desceu a Serra”, “Ei, Gatinha” “Gutinho e os Planetas” e “Baile do Gutinho”. Além disso, é estudante de Psicologia na UFMT.


DJ Muluc


Muluc é um DJ e produtor paraense que atualmente reside em Cuiabá, Mato Grosso. É formado em Ciências Biológicas pela UFMT e iniciou sua carreira como DJ em 2022. Os sets são compostos principalmente por estilos nortistas como tecnomelody, tecno brega, tecno funk, carimbó e calypso, além de também incluir gêneros nordestinos, como o forró e o piseiro.


(Com informações da assessoria)



6 visualizações0 comentário

Comments