Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos ocorre na UFMT
Atualizado: 11 de mar. de 2024
Evento também conta com oficinas de formação de professores, com a temática cinema e educação

Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos será realizada nos dias 12 a 15 de março, no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR) da UFMT.
"É importante por divulgar direitos e dar voz a quem precisa ser ouvido. O espaço da memória é onde se projeta o futuro. Nosso papel é fazer uma política do imaginário. E a arte é fundamental para a construção do imaginário", declarou o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida.
O cineasta Silvio Tendler será homenageado nesta edição da Mostra. Com grande projeção no cinema nacional e reconhecimento internacional, ele produziu e dirigiu mais de 70 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens.
No evento, será exibido o último trabalho de Tendler, "Nas asas da Pan Am"(2020). O filme é uma costura da história do cineasta feita com retalhos, o diretor traz reflexões sobre o conceito de memória, a marca do acaso na trajetória de vida, as perdas ao longo do caminho e os sonhos que o movem.
A Mostra também conta com oficinas de formação de professores, com a temática cinema e educação, utilizando a metodologia do projeto Inventar com a Diferença, desenvolvida pelo laboratório KUMÃ, IACS-UFF.
A Mostra é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo, da Universidade Federal Fluminense, com a realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Em Cuiabá, o evento tem a produção local do professor Moacir Barros.
Horários:
Abertura no dia 12/03, às 18h.
Sessões, às 15h30 e 18h, do dia 13 a 15/03.
Comentários