top of page
Redação

Curtas-metragens de MT são selecionados para VI Mostra Sesc de Cinema

O filme ‘Itinerário de Cicatrizes’ foi selecionado pelo Panorama Nacional, já o ‘Bruce Spike e a Batalha da Berinjela’ pelo Panorama Infanto-juvenil

Foto: Sesc

Os curtas-metragens mato-grossenses indicados pelo Sesc-MT foram selecionados para a VI Mostra Sesc de Cinema. A mostra reúne 34 produções, incluindo os filmes ‘Itinerário de Cicatrizes’, no Panorama Nacional e ‘Bruce Spike e a Batalha da Berinjela’, no Panorama Infanto-juvenil.


O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, destacou a diversidade de produções audiovisuais presentes no Estado ao comentar o resultado. “Ter nossas indicações entre os filmes selecionados na VI Mostra Sesc de Cinema é motivo de orgulho e demonstra a qualidade do audiovisual do nosso estado”.


O circuito intitulado Panorama Nacional traz a produção dos 23 estados participantes e do Distrito Federal. Já o Panorama Infanto-juvenil, foram selecionados 10 filmes no total, de oito estados diferentes. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.


O ‘Itinerário de Cicatrizes’, dirigido pela cuiabana Glória Albuês, retrata a grande queimada ocorrida no Pantanal em 2020 e suas consequências para a fauna, flora e moradores que habitam a região. O ensaio de 18 minutos transmite, de forma poética, a resiliência necessária para enfrentar a realidade.


Sobre o processo de produção do curta-metragem, a cineasta relata as mudanças ocorridas. “A estrutura utilizada foi decidida à medida que eu interagia com aquela situação, percorrendo os vastos espaços carbonizados, sentindo na pele o sofrimento da gente pantaneira”.


A obra de Caru Roelis, ‘Bruce Spike e a Batalha da Berinjela’ conta a aventura de Aurélio Sousa, uma criança de 6 anos que não gosta de vegetais, muito menos berinjela. Com o legume à mesa, a mãe fará de tudo para que o garoto experimente o legume, até mesmo embarcar na imaginação do filho.


A cineasta se diz honrada em ter uma de suas obras compondo a VI Mostra Sesc de Cinema e comemora: “Há muitos talentos em nossa região. Poder representá-los de alguma forma com um filme construído a muitas mãos e por uma equipe supercompetente provoca um enorme sentimento de realização e dever cumprido!”.


Os 34 filmes selecionados serão licenciados pelo período de um ano e estarão disponíveis ao público a partir de novembro, quando será realizada a cerimônia de lançamento da VI MSDC, no Rio de Janeiro.


6 visualizações0 comentário

Comments