Documentário “Bixas Pretas: entre o amor e afetos” será exibido nesta terça-feira, no Cine Teatro
Atualizado: 22 de ago. de 2023
Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Cinema e Audiovisual na UFMT, o documentário conta a vivência e os relacionamentos de seis homens negros e gays
O documentário “Bixas Pretas: entre o amor e afetos”, dirigido pelo Diego Cavalcante, será exibido nesta terça-feira (08), no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h30. Também serão exibidos outros três curtas que, de diferentes modos, inspiraram Cavalcante na realização da obra.
Esses curtas integram a “Trilogia da Bixa Preta”, do cineasta baiano Juan Rodrigues. Compõem a trilogia: “O arco da liberdade” (BA, 2015, 5’), “O arco do medo” (BA, 2017, 19’) e “O arco do tempo” (BA, 2019, 17’).
Com a classificação indicativa de 18 anos e entrada gratuita, o documentário foi realizado como trabalho final no Curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A história mescla relatos verídicos sobre a vivência e relacionamentos amorosos de seis homens negros e gays.
A obra foi gravada em três diárias, entre os meses de abril e maio, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés da UFMT. O projeto foi realizado com recursos próprios do realizador, que mobilizou amigos e outras pessoas que acreditaram na importância do documentário.
“Minha felicidade está não apenas no resultado final, mas em saber que conseguimos enquanto equipe realizar uma obra poderosa e visualmente impactante, sem acessar editais ou outras fontes de financiamento”, afirmou Cavalcante.
Por Luana Ignacio / Olhar Cultura
Comments