top of page

Documentário produzido pela UFMT é lançado em Barra do Garças

Redação

O lançamento será na sexta-feira (06), às 19h, no Centro Cultural Valdon Varjão

Foto: UFMT

O documentário "Fragmentos de Alda", produzido em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia, será lançado no Centro Cultural Valdon Varjão, em Barra do Garças, na sexta-feira (06), às 19h. Também serão realizadas exibições em escolas públicas e cineclubes da região Araguaia, em datas a serem definidas.


A produção audiovisual relata a história do suicídio de Alda Vanique, esposa do coronel Vanique no sertão de Mato Grosso, em 1946. O episódio trágico impacta os caminhos da Expedição Roncador-Xingu e a política indigenista no coração do Brasil na época. 


O roteiro foi elaborado pela diretora estreante Fátima Rodrigues, graduanda em Jornalismo pela UFMT, Campus Araguaia, a partir de um estudo desenvolvido na disciplina Produção de Documentário, do professor Gilson Costa. A produção também teve a participação de discentes e docentes da UFMT. 


O filme é o único representante de Mato Grosso na mostra competitiva de curtas da 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual), Categoria Universitário, e disputa com produções dos estados de Sergipe, Ceará, Pernambuco, Pará, Minas Gerais e São Paulo, além de Cuba. 


O curta-metragem foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo no âmbito do município de Barra do Garças. As gravações foram realizadas em estúdio e em tomadas externas, com participação de pioneiros da região, em locações de filmagens nos municípios de Nova Xavantina e Aragarças. 


Sinopse


“Um fato surpreendente e trágico no sertão de Mato Grosso marca a breve história amorosa do coronel Vanique e sua esposa, Alda. O suicídio repentino da bela dama impacta os caminhos da Expedição Roncador-Xingu e muda os rumos da política indigenista no coração do Brasil”. 



0 visualização0 comentário

Comentários