Escritora cria oficina com o objetivo de partilhar conhecimentos sobre a arte de contar histórias
Com certificado, o curso ocorre no dia 07 de abril, das 08h às 10h, de forma online
A escritora, Alicce Oliveira, organizou uma oficina com o objetivo de ensinar na teoria e na prática a arte de contar histórias. Com certificado, o curso ocorre no dia 07 de abril, das 08h às 10h, de forma online. Ao todo, são 15 vagas e as inscrições são feitas por meio do preenchimento do formulário.
A oficina aborda sugestões de estratégias de práticas narrativas, pesquisas de recursos, técnicas de interação com o público, a relação com os livros, as histórias e seus contextos, apresentação e representação de histórias.
Em entrevista exclusiva ao Olhar Cultura, Alicce afirmou que começou a elaborar as oficinas e projetos para compartilhar os conhecimentos com as pessoas que solicitavam cursos, além de buscar contribuir com o desenvolvimento na educação e cultura de MT.
“A oficina que estarei oferecendo no dia 07 de abril tem como foco apresentar o contexto histórico sobre o surgimento da expressão narrativa através dos séculos, da oralidade à escrita, a importância de se contar histórias atualmente para públicos diversos, entre outros temas sobre esta arte. Técnicas e recursos serão apreciados, como fonte de inspiração para quem quiser embarcar nessa viagem e transformar seus momentos de mediação de leitura ou narração de histórias inesquecíveis.”
Sobre Alicce Oliveira:
Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alicce Oliveira é atriz, narradora de histórias, produtora cultural e escritora. Iniciou a carreira de atriz em 1994 e desde 2005 vem dedicando-se a Arte de Contar Histórias, com realização de palestras, oficinas, cursos e espetáculos.
Em 2009, recebeu o Prêmio Funarte de “Teatro Myriam Muniz”, idealizadora do projeto literário CONTOS DO MATO — que em 2021 realizou a sua quarta edição, entre outros projetos do segmento literário.
“Após muitos anos contando histórias, em 2021 lancei o meu primeiro livro da literatura infantil com o título ‘TROA’, publicado pela Umanos Editora. Mas esta história já tinha nascido há muito tempo entre tantas outras que ainda não estão em um livro.”
Para Alicce, a construção artística é, na maioria das vezes, caótica, orgânica e imprevisível. Além de ser preciso foco, pesquisa, estudo e concentração.
“O processo criativo acontece nessa busca de produzir uma expressão artística que emana dos poros, é troca, é vivência, é efêmero, não tem a precisão de como quantificá-la. Porém, a sociedade coloca tudo em caixas em uma ordem específica. Escolhi ir na contramão, talvez eu tenha começado a esboçar estes caminhos da escrita e da partilha dos conhecimentos adquiridos a partir do momento em que a arte começou a pulsar dentro de mim”, destacou a escritora sobre a forma de escrever e compartilhar experiências.
Comments