top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok

Exposição fotográfica e cursos gratuitos serão lançados em fevereiro

Atualizado: 31 de jan. de 2024

Edital Viver Cultura selecionou 266 projetos e contou com recursos de R$ 10 milhões do Governo de MT

Foto: Mauro Crema

Projetos realizados com recursos do edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) serão lançados nos próximos dias, levando exposição fotográfica e cursos para a população mato-grossense. 


Um dos projetos viabilizado pelo edital Viver Cultura é a exposição e instalação ‘Mãos que sustentam a memória do tempo’, com fotografias de populações tradicionais de Vila Bela da Santíssima Trindade, valorizando a cultura do povo negro, indígenas e comunidades quilombolas.


A mostra apresenta o cotidiano de moradores da cidade, mostrando momentos simbólicos do fazer com as mãos. Nas fotos, eles estão produzindo artesanato, cuidando da terra, pescando e reproduzindo ofícios e saberes ancestrais, como guardiões da cultura e da história do município.


A exposição e instalação ‘Mãos que sustentam a memória do tempo’ será aberta ao público no dia 03 de fevereiro, às 8h, com entrada gratuita. A mostra fica aberta até o dia 23 de fevereiro, na recepção da agência do Sicredi, no município.


Além disso, a Secel tem viabilizado cursos gratuitos para capacitação de pessoas que atuam no audiovisual e para interessados em conhecer mais da arte produzida pela população LGBTQIAPN+.


O curso ‘Queer foco – arte e visibilidade LGBTQIAPN+’ está com inscrições gratuitas abertas e o link pode ser acessado AQUI. A capacitação tem o objetivo de apresentar a história da arte pela perspectiva do trabalho de artistas visuais LGBTQIAPN +.


As aulas serão online, no período noturno, entre 23 de fevereiro e 17 de maio. O curso será conduzido pela historiadora da arte e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes Ynaê Cortez e pela arte-educadora especialista em Estudos e Práticas de Cultura Marcela Klayn.


Outro curso viabilizado pela Secel via edital Viver Cultura foi ‘Iniciação ao audiovisual: conhecendo as ferramentas do básico ao avançado’, que foi finalizado no dia 20 de janeiro, em Sorriso. O projeto surgiu de uma demanda na região em qualificar a mão de obra local para atuar em produções audiovisuais.


A capacitação durou três meses e abordou temas como criação de roteiro, manutenção e operação de equipamentos, técnicas de captação e edição de imagens e áudio, entre outras ferramentas usadas no audiovisual. Ao fim, os alunos fizeram o curta-metragem ‘Presente das sombras’, que pode ser conferido neste link do Youtube.


(texto da assessoria)


Comentarios


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural
Artigos
bottom of page