Festival Biomas e Sabores movimenta mais de R$ 1,2 milhão em três dias de programação
Evento gastronômico contou com o primeiro Concurso do Queijo de Mato Grosso
O Festival Biomas e Sabores movimentou R$ 1.219.757,46 durante os três dias de programação. Somente a comercialização de produtos feitos em Mato Grosso por pequenos empreendedores rurais ultrapassa o montante de R$ 335 mil reais. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (04).
Com o objetivo de divulgar a diversidade gastronômica do Estado, o evento foi realizado pelo Governo de Mato Grosso e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT).
No Centro de Eventos do Pantanal, o evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro, com entrada gratuita. O festival contou com uma feira de negócios, praça de alimentação, uma área dedicada aos pequenos produtores rurais, palestras, o 1º Concurso do Queijo de Mato Grosso e programação cultural. Os empresários que participaram da feira de negócios movimentaram R$ 800 mil reais com a comercialização de produtos.
Além dos resultados na programação do Festival, empreendedores rurais que participaram do Concurso do Queijo relatam que nos últimos 30 dias receberam mais pedidos por produtos vencedores e tiveram mais oportunidades para divulgar a qualidade das queijarias artesanais no Estado.
“Meus produtos tiveram procura de compras depois da divulgação do concurso e também das postagens que fiz com os produtos premiados. Também fui convidada para ir em uma rádio falar, o que contribuiu com esse crescimento nas vendas”, conta Rita de Cássia Hachiya, proprietária do Sítio e Queijaria Vila Láctea, em Sorriso, que conquistou prata com a manteiga, queijo cabacinha e minas frescal, e o ouro com a manteiga de garrafa.
Para a secretária de Estado de Agricultura Familiar, explica que o governo estadual está trabalhando para fomentar os pequenos produtores rurais para que eles possam se profissionalizar e desenvolver a produção cada vez mais, garantindo seu espaço no mercado.
“Estamos fomentando o pequeno produtor, seja ele rural ou urbano, com um olhar diferenciado para ele. Queremos segurar nas mãos dele até que se torne independente para se soltar e caminhar sozinho. Aí saberemos que cumprimos nosso objetivo. Faremos isso por meio de ações estratégicas, como entregas de veículos, máquinas, mudas, programas de incentivo à produção e até mesmo as feiras”, destaca a secretária.
A gerente de Competitividade do Sebrae-MT, Valéria Pires, conta que foi possível perceber que, além do volume de movimentação financeira nos três dias de evento, os participantes também prospectaram novos negócios.
“Clientes de diversos segmentos realizaram encomendas para a entrega dos produtos comercializados no Festival Biomas e Sabores. Os participantes do 1° Concurso do Queijo também tiveram seus ganhos: estão recebendo o apoio dos próprios municípios, redes de supermercados e restaurantes locais que estão demandando os queijos premiados”, informa Valéria.
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