Festival Gastronômico de Nobres fomenta turismo e cultura local
Evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 18h, no ginásio de esportes, na praça Central do bairro Vila Bom Jardim

A terceira edição do Festival Gastronômico de Nobres será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 18h, no ginásio de esportes, na praça Central do bairro Vila Bom Jardim. A ação tem como foco principal fomentar o turismo local e incentivar novos empreendedores a criarem espaços culinários.
O evento é organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Conforme a analista de negócios da Agência Cuiabá do Sebrae-MT, Fabíola Lima, o festival é uma excelente oportunidade para fortalecer turismo e o empreendedorismo do município. “É o momento alinhado ao potencial turístico e natural do município, reforçando o papel estratégico do evento no desenvolvimento de toda região”.
O assistente da Agência Cuiabá do Sebrae-MT, Renato Costa, também está participando da organização do evento, ele colocou que a intenção principal das atividades que estão sendo realizadas é de promover e fomentar o turismo por meio da gastronomia, que tem se tornado um ponto turístico na cidade.
“Queremos fortalecer esse setor, que é tão procurado, e ajudar os empreendimentos a fidelizar turistas pelo paladar, desenvolvendo pratos com um toque de regionalidade, atraindo os visitantes”, disse Renato.
Ao provar os pratos em pequenas porções, o participante tem a oportunidade de conhecer o restaurante, lanchonete e outros empreendimentos. Assim, ele pode visitar o local para desfrutar ainda mais do ambiente oferecido pelos empreendedores, que despertaram seu interesse em voltar e saborear novamente aquele delicioso alimento.
“O evento é para que a pessoa conheça o empreendimento através do seu prato que foi desenvolvido ali no local, mas também que ele volte várias vezes e provar de fato aquele prato numa porção maior”, comentou o assistente do Sebrae-MT.
O Festival Gastronômico terá um palco, com telão de LED, balcões para os empreendedores participantes poderem exibir seus produtos, mesas e cadeiras para que o público possa aproveitar cada momento deste grande festival. Além disso, terá um espaço “instagramável”, que fez sucesso nas edições anteriores.
Durante o festival, a parte cultural também é fundamental, por isso serão contempladas diversas atividades culturais, como shows artísticos e danças regionais, incentivando os empresários do município que tem seus comércios focando na culinária que evidência aquilo de mais saboroso e gostoso que Nobres pode proporcionar.
Consultorias oferecidas para os empreendimentos do município
Os empresários também serão contemplados com consultoria, para colaborar ainda mais com empreendedores regionais, para contribuir e incentivar o comércio de Nobres que terá mais essa ação como uma forma de fortalecer o turismo.
Conforme a analista de negócios da Agência Sebrae/MT Cuiabá, Fabíola Lima, estão sendo disponibilizadas consultorias em boas práticas, marketing digital, práticas sustentáveis, formatação de produtos turísticos, preparação das agências receptivas, sistema de segurança e capacidade para atrativos.
“Todas as ações tem como objetivo de melhorar o atendimento desses empreendimentos oferecendo uma melhor experiência para o turista que visita o município”, comentou ela.
Um dos requisitos para participação do Festival Gastronômico é receber as consultorias que iniciaram em setembro e estão sendo ministrada pelo Chef de cozinha Miguel Ângelo, além das oficinas de boas práticas em manipulação de alimento e o registro fotográfico dos pratos são importantes para a divulgação do evento.
Consultorias do Chef Miguel Ângelo
Ainda no Festival Gastronômico de Nobres, as consultorias serão realizadas pelo Chef de cozinha Miguel Ângelo. A analista de negócios, Fabíola Lima, comentou que os pratos estão sendo preparados com insumos característicos do bioma local, agregando ainda mais valor cultural e sustentável à iniciativa.
“Nobres, com sua rica biodiversidade e suas águas cristalinas, é um destino turístico em expansão, e o evento pode alavancar ainda mais esse potencial, não só pela beleza natural, mas também pelo destaque da culinária regional”, falou Fabíola.
Combinando essas diversidades, inovação e criatividade culinária, o festival pode se tornar um marco no calendário turístico, incentivando a criação de novos negócios e consolidando a cidade como um destino de turismo gastronômico.
O assistente do Sebrae/MT, Renato Costa, pontuou que serão oferecidas consultorias de desenvolvimento de pratos com um Chef de cozinha. “O objetivo é não apenas criar novos pratos, mas também melhorar aqueles que já têm alta demanda no cardápio, sempre com um toque de regionalidade e pensando na viabilidade de manutenção no dia a dia do empreendedor”, comentou ele.
Além disso, serão realizadas fotos profissionais durante a consultorias com o Chef, que também serão usadas para divulgação do evento e compartilhado nas redes sociais dos empresários e do próprio Sebrae/MT.
“As atividades tem a intenção de orientar os empreendedores de como manter seus produtos de acordo com as normas sanitárias, como e onde armazenar, a temperatura adequada, garantindo a segurança alimentar tanto nos estabelecimentos quanto nos dias do festival”, acrescentou Costa.
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