top of page
Redação

Lançamento da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina ocorre este mês

Atualizado: 10 de mai.

A MAUAL é a principal janela para a produção audiovisual de curta duração universitária e independente de Mato Grosso

Foto: André Gorayeb

Com entrada gratuita, o lançamento da 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) será realizada no dia 15 de maio, às 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. O evento é organizado por Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) e Cineclube Coxiponés UFMT.


A MAUAL é a principal janela para a produção audiovisual de curta duração universitária e independente de Mato Grosso.


Em 2024, o tema do evento é "Descaminhos do centro", inspirado nos "Caminhos de Peabiru", antigas rotas que cruzavam a América do Sul conectando diferentes regiões, utilizadas pelos povos originários antes da chegada dos colonizadores europeus.


O nome "Peabiru" deriva do termo tupi-guarani “Peya Beyu” que significa “caminho gramado amassado” ou "caminho das montanhas".


“Um tema que nos desafia a repensar nossas relações com o território, desconfinar horizontes e experimentar outras vivências e realidades, revelando a potência da produção audiovisual feita fora dos grandes centros", explica a supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema.


O evento conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT).


Exibição de filmes 


Durante o lançamento da 23ª Maual, serão exibidos cinco curtas-metragens mato-grossenses premiados na edição anterior da mostra competitiva. São eles: "Bixas Pretas: Entre o amor e os afetos", de Diego Cavalcante, melhor curta universitário pelo júri popular; "O marinheiro perdido na ilha de pedra", de Lima Pereira, melhor curta brasileiro universitário experimental pelo júri oficial; "Pinjawuli: o veneno me alcançou", de Bih Kezo, melhor curta brasileiro independente experimental; "Itinerário de Cicatrizes", de Glória Albues, melhor curta mato-grossense; e "Entrelaços", de Sophia Cardoso, melhor curta curtíssimo.


12 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
PRÊMIO JEJÉ DE OYÁ 2024
02:17:25
Batalha da Alencastro 9 Anos - Transmissão Oficial