Luciene Carvalho lança livro de poesia com narrativa de afeto e resistência
Atualizado: 16 de nov.
Em Cuiabá, a obra será lançada na terça-feira (19), às 19h30, no Palácio da Instrução
Escritora e presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Luciene Carvalho lança o livro de poesia “Saranzal”, que retrata o legado do pai da autora e a sobrevivência em tempos difíceis, com uma narrativa de afeto e resistência.
O lançamento oficial ocorreu durante o programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), no início de novembro. Em Cuiabá, a obra será lançada na terça-feira (19), às 19h30, no Palácio da Instrução.
“É o primeiro livro que eu escrevi no mundo intra e pós pandêmico. E numa Luciene que tinha atravessado um portal, que foi um infarto. Mas é de um realismo extremo. Eu me surpreendo com uma Luciene revestida mesmo de poesia. Eu estou me sentindo realizada. Eu estou feliz com o produto. Estou feliz pelo que estou construindo e muito tocada no nível de revelação. Eu acho que estou buscando os lugares que a literatura brasileira feita em Mato Grosso merece alcançar”, ressaltou Luciene ao Olhar Cultura.
“Saranzal” também conta com as ilustrações de Gerald Thomas, que segundo a escritora, é um artista que ela admira e se encanta profundamente. A obra é publicada pela Carlini & Caniato Editorial e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio do Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense.
“É uma obra de afetos, um abraço para o humano, um livro que se derrama por lugares, memórias, por sobreviver e por pessoas. A urgência desse livro é uma urgência pós-pandêmica”, explicou a autora.
Além do lançamento do livro, o dia 19 de novembro marca os 30 anos da publicação do primeiro livro de Luciene Carvalho, uma das vozes mais proeminentes da literatura contemporânea do Mato Grosso.
O evento também integra o Quilombo Poético, que tem produção do Mano Raul, e traz uma performance teatral de “cênica poética” dirigida pela própria autora. Com elementos da oralidade e da poesia encenada, a apresentação reflete na trajetória de Luciene como mulher negra, periférica, poeta e diretora de teatro.
“Esse evento vai falar da preta, da mulher periférica, da mulher pobre, da mulher poeta e da diretora de teatro”, destacou.
Luciene Carvalho
Ocupando a 31ª cadeira da AML, Luciene Carvalho é a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil. Ela possui obras literárias premiadas e condecoradas.
Além de escritora, poeta e diretora de teatro, Luciene também é declamadora e realiza shows poéticos em que une figurino, efeitos cênicos e trilhas musicais para oferecer emoção à plateia.
Suas publicações são: Devaneios poéticos: coletânea (EdUFMT, 1994); Teia (Teia 33, 2000); Caderno de caligrafia (Cathedral, 2003); Porto (Instituto Usina, 2005); Conta-gotas (2007); Sumo da lascívia (2007); Aquelarre ou o livro de Madalena (2007); Cururu e siriri do Rio Abaixo (Instituto Usina, 2007); Insânia (Entrelinhas, 2009); e Ladra de flores (2012); Dona (2018); Na pele (2020); Doze contos: interpretando a miragem augá (2021), pela Carlini & Caniato.
Lançamento do livro “Saranzal" de Luciene Carvalho
Onde: Palácio da Instrução, Cuiabá
Endereço: R. Antônio Maria Coelho, 151 - Centro, Cuiabá - MT, 78020-270
Data: 19 de novembro de 2024
Horário: 19h
Onde adquirir: https://tantatinta.com.br/livro/saranzal
Por Luana Ignacio / Olhar Cultura
Comentários