MAUAL divulga filmes selecionados e abre inscrições para laboratório de projetos audiovisuais
Ao todo, 100 produções foram selecionadas entre ficção, documentários e experimentais
A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) divulgou a lista de selecionados para a 23ª edição, que acontece entre 8 e 13 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Dos 215 filmes inscritos, 100 foram selecionados, entre produções universitárias e independentes de ficção, documentários e experimentais.
“Além da Mostra Competitiva, damos continuidade à Mostra Paralela com um total de 100 curtas exibidos. A grande novidade é a abertura da categoria Videoclipes Universitários, que conta com 11 trabalhos selecionados”, celebra a supervisora do Cineclube Coxiponés, a professora Letícia Capanema.
Do total de curtas selecionados, 54 estarão na Mostra Competitiva (27 universitários e 27 independentes) e 46 na Mostra Paralela (32 universitários e 14 independentes). São produções de 17 estados brasileiros, que contemplam todas as regiões do país, além de quatro países estrangeiros: Argentina, Cuba, Equador e Guatemala. A participação de outros países soma seis filmes na Mostra Competitiva e três na Mostra Paralela.
A participação mato-grossense foi expressiva na 23ª edição da MAUAL, com 35 curtas selecionados para a Mostra Competitiva e Paralela. A lista completa dos selecionados já está disponível no site da MAUAL: https://www.mostrauniversitariaufmt.com.
Os curtas inscritos, entre ficções, documentários e filmes experimentais, foram avaliados pela Comissão de Seleção da MAUAL, formada por oito profissionais do audiovisual, professores e estudantes universitários. São membros da Comissão de Seleção: Nealla Machado, Lucas Bezerril, Caju, Aliana Camargo, Suyane Terena, Sara Nawy, Manoel Vieira e Moacir Barros.
A Mostra Competitiva será realizada presencialmente, em sessões vespertinas e noturnas, no Teatro da UFMT, de 9 a 13 de outubro, com entrada gratuita. Já a Mostra Paralela, sem caráter competitivo, acontecerá virtualmente pelo YouTube, no canal do Cineclube Coxiponés. Os curtas selecionados ficarão disponíveis do dia 7 a 14 de outubro de 2024.
Inscrições abertas para a 2ª MAUAL LAB
A MAUAL LAB é iniciativa da Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (MAUAL), em parceria com o Sebrae-MT, voltada ao desenvolvimento de projetos audiovisuais com consultorias gratuitas. Neste ano, a novidade é a categoria de Longa Metragem.
Ao todo, serão selecionados seis projetos universitários de curta-metragem e três projetos independentes de longa-metragem, que receberão consultorias especializadas de: Pesquisa e Roteiro em Ficção, com a roteirista e professora da EICTV (Cuba) Camila Agustini; Pesquisa e Roteiro em Documentário, com a cineasta brasileira Milena Moura; Produção Executiva, com a produtora paulistana Paula Torres; e Pitching com a jornalista e produtora Krishna Mahon.
Os encontros acontecerão entre os dias 7 e 11 de outubro. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até a próxima terça-feira (27) por meio do formulário: https://forms.gle/ip2Z7WWZLv2XcARh6
Para a produtora executiva da 23ª MAUAL, Danielle Bertolini, a nova edição da MAUAL LAB é “um ótimo indicativo da demanda por formação e profissionalização do audiovisual em Mato Grosso. Após o sucesso da primeira edição, neste ano também teremos longas-metragens de produtoras independentes entre os selecionados. Uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de projetos e roteiros”.
A gestora regional de Economia Criativa do Sebrae-MT, Sara de Paula, reforça a importância da MAUAL LAB para fomentar o empreendedorismo local e universitário, criando oportunidades de inovação no mercado audiovisual.
“A economia criativa, em especial o setor audiovisual, desempenha um papel vital no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O Sebrae reconhece essa importância e se posiciona como um parceiro estratégico para fortalecer empreendedores e pequenas empresas nesse campo. Eventos como a MAUAL LAB são essenciais para fomentar o empreendedorismo local e universitário, criando oportunidades valiosas para inovação e crescimento no mercado audiovisual, que tem um impacto significativo em diversas áreas da economia.”
As consultorias são restritas aos participantes selecionados e serão realizadas nos laboratórios e salas de aula do Departamento de Comunicação, na Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. A sessão de Pitching é aberta ao público e será realizada em 11 de outubro, no período vespertino.
Commentaires