top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok

MAUAL divulga filmes selecionados e abre inscrições para laboratório de projetos audiovisuais

Redação

Ao todo, 100 produções foram selecionadas entre ficção, documentários e experimentais

Foto: Assessoria

A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) divulgou a lista de selecionados para a 23ª edição, que acontece entre 8 e 13 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Dos 215 filmes inscritos, 100 foram selecionados, entre produções universitárias e independentes de ficção, documentários e experimentais. 


“Além da Mostra Competitiva, damos continuidade à Mostra Paralela com um total de 100 curtas exibidos. A grande novidade é a abertura da categoria Videoclipes Universitários, que conta com 11 trabalhos selecionados”, celebra a supervisora do Cineclube Coxiponés, a professora Letícia Capanema. 


Do total de curtas selecionados, 54 estarão na Mostra Competitiva (27 universitários e 27 independentes) e 46 na Mostra Paralela (32 universitários e 14 independentes). São produções de 17 estados brasileiros, que contemplam todas as regiões do país, além de quatro países estrangeiros: Argentina, Cuba, Equador e Guatemala. A participação de outros países soma seis filmes na Mostra Competitiva e três na Mostra Paralela. 


A participação mato-grossense foi expressiva na 23ª edição da MAUAL, com 35 curtas selecionados para a Mostra Competitiva e Paralela. A lista completa dos selecionados já está disponível no site da MAUAL: https://www.mostrauniversitariaufmt.com.


Os curtas inscritos, entre ficções, documentários e filmes experimentais, foram avaliados pela Comissão de Seleção da MAUAL, formada por oito profissionais do audiovisual, professores e estudantes universitários. São membros da Comissão de Seleção: Nealla Machado, Lucas Bezerril, Caju, Aliana Camargo, Suyane Terena, Sara Nawy, Manoel Vieira e Moacir Barros. 


A Mostra Competitiva será realizada presencialmente, em sessões vespertinas e noturnas, no Teatro da UFMT, de 9 a 13 de outubro, com entrada gratuita. Já a Mostra Paralela, sem caráter competitivo, acontecerá virtualmente pelo YouTube, no canal do Cineclube Coxiponés. Os curtas selecionados ficarão disponíveis do dia 7 a 14 de outubro de 2024.


Inscrições abertas para a 2ª MAUAL LAB 


A MAUAL LAB é iniciativa da Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (MAUAL), em parceria com o Sebrae-MT, voltada ao desenvolvimento de projetos audiovisuais com consultorias gratuitas. Neste ano, a novidade é a categoria de Longa Metragem. 


Ao todo, serão selecionados seis projetos universitários de curta-metragem e três projetos independentes de longa-metragem, que receberão consultorias especializadas de: Pesquisa e Roteiro em Ficção, com a roteirista e professora da EICTV (Cuba) Camila Agustini; Pesquisa e Roteiro em Documentário, com a cineasta brasileira Milena Moura; Produção Executiva, com a produtora paulistana Paula Torres; e Pitching com a jornalista e produtora Krishna Mahon. 


Os encontros acontecerão entre os dias 7 e 11 de outubro. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até a próxima terça-feira (27) por meio do formulário: https://forms.gle/ip2Z7WWZLv2XcARh6


Para a produtora executiva da 23ª MAUAL, Danielle Bertolini, a nova edição da MAUAL LAB é “um ótimo indicativo da demanda por formação e profissionalização do audiovisual em Mato Grosso. Após o sucesso da primeira edição, neste ano também teremos longas-metragens de produtoras independentes entre os selecionados. Uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de projetos e roteiros”.


A gestora regional de Economia Criativa do Sebrae-MT, Sara de Paula, reforça a importância da MAUAL LAB para fomentar o empreendedorismo local e universitário, criando oportunidades de inovação no mercado audiovisual. 


“A economia criativa, em especial o setor audiovisual, desempenha um papel vital no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O Sebrae reconhece essa importância e se posiciona como um parceiro estratégico para fortalecer empreendedores e pequenas empresas nesse campo. Eventos como a MAUAL LAB são essenciais para fomentar o empreendedorismo local e universitário, criando oportunidades valiosas para inovação e crescimento no mercado audiovisual, que tem um impacto significativo em diversas áreas da economia.”


As consultorias são restritas aos participantes selecionados e serão realizadas nos laboratórios e salas de aula do Departamento de Comunicação, na Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. A sessão de Pitching é aberta ao público e será realizada em 11 de outubro, no período vespertino. 


댓글


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page