Ministério do Turismo realiza operação para orientar guias turísticos
A ação conta com apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso

O Ministério do Turismo (MTur) realiza operação de fiscalização aos guias turísticos para orientar sobre a obrigatoriedade do registro no Cadastur para exercer a atividade profissional em Mato Grosso. A ação conta com apoio da Polícia Militar e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo.
A operação é dividida em duas etapas, fiscalizações nos municípios de Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães e uma reunião com a classe profissional, entre os dias 18 a 20 de outubro.
Segundo a coordenadora de Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Daniela Henriques Saraiva, é importante a presença da equipe no estado para conhecer as especificidades da região e coibir atividades irregulares.
“Precisamos vir até o local, monitorar e entender o que está acontecendo. Nossa fiscalização tem, inicialmente, o objetivo de orientar e mostrar aos guias, pousadeiros e agências a obrigatoriedade do cadastro e a necessidade de contratar profissionais regulamentados, qualificados para exercer a atividade. Desta forma, o turista terá uma experiência boa e segura, garantindo que ele volte ou indique o destino. Essa é ação, é uma semente inicial”, explica a coordenadora.
O secretário-adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, defende o trabalho transversal que envolve a parceria entre os órgãos. “Acreditamos no diálogo, assim conseguimos trabalhar com operações e ações que trazem frutos. Esse apoio do Governo do Estado, pela Secretaria Adjunta de Turismo, é para termos um turismo com experiências e segurança. Esse ato conscientiza, também, o turista a procurar profissionais cadastrados, os quais estão disponíveis no site do Cadastur”, afirma.
Operação
O primeiro dia da operação ocorreu, na última quarta-feira (18), no Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande e na Transpantaneira no município de Poconé, com a participação das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo. Sob as orientações da coordenadora de Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Daniela Henriques Saraiva, e a agente fiscal do MTur, Mariele Pires, abordagens foram feitas no desembarque do aeroporto e no início da Transpantaneira.
Nesta quinta-feira (19), as fiscalizações seguem com Chapada dos Guimarães no período matutino e, em Nobres, no período vespertino. A agenda finaliza com uma reunião entre o Ministério do Turismo e os guias locais, na sexta-feira (20), na sede da Secretaria Adjunta de Turismo.
Cadastur
O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Conforme as Leis n°11.771/08 e n°8.623/93, as atividades de acampamento turístico, agência de turismo, guia de turismo, parque temático, meio de hospedagem, transportadora turística e organizadora de eventos são obrigadas a realizar o cadastro. A não observância da legislação pode acarretar multa e demais penalidades.
O registro é gratuito e pode ser feito no site do Cadastur. Após análise do Ministério do Turismo, o solicitante recebe certificado e crachá do Cadastur, bem como, os benefícios para pessoa física e/ou pessoa jurídica cadastrada nos programas do ministério.
Para guias é necessário a apresentação de certificado ou diploma de conclusão de curso específico de educação profissional, sendo de nível técnico em guia de turismo. Uma das oportunidades é o Pacto Educativo entre a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc) e o Instituto Católico de Ensino Técnico Profissionalizante (ICET), com inscrições abertas para o curso de técnico em Guia de Turismo, ofertado gratuitamente.
(Com informações da Assessoria)
Comments