top of page
Redação

Municípios de MT confirmam participação no 1° Encontro Nacional de Gestores de Cultura

Atualizado: 22 de ago. de 2023

Evento acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Foto: Divulgação

Os municípios mato-grossenses estão confirmados para participar do 1° Encontro Nacional de Gestores de Cultura, que ocorre nos dias 14 e 15 de agosto, em Vitória (ES). O evento reunirá fóruns e entidades representativas da cultura, além dos gestores municipais, estaduais e federais.


Com entrada franca, as vagas são limitadas e exclusivas para servidores públicos da área da cultura. As inscrições podem ser feitas pelo site. No momento, os representantes das cidades de Várzea Grande, Sorriso, Primavera do Leste, Poconé, Alta Floresta, Planalto da Serra, Santa Rita do Trivelato e Vila Bela Santíssima Trindade estão confirmados para o encontro.


No evento, serão oferecidas mais de 20 atividades, incluindo minicursos, diálogos necessários, encontros temáticos, treinamentos e trocas de experiências, todos voltados para a gestão cultural no Brasil. Algumas pautas a serem discutidas são a Lei Paulo Gustavo, regulamentação do Sistema Nacional de Cultura, o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, o decreto de fomento cultural, desigualdade e ações afirmativas


O secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, destaca a importância da participação dos gestores municipais uma vez que o encontro busca trazer os municípios para o centro do debate nacional da cultura.


“Os secretários estaduais estão bem articulados com o Ministério da Cultura, mas os municípios ainda estão distantes desse debate, e a ideia é aproximar, fazer com que Município, Estado e União se articulem em nível interfederativo. O desafio é municipalizar as políticas públicas nacionais, envolvendo e capacitando os gestores, pois afinal é nos municípios que a cultura acontece de fato”, explica Jan.


O Encontro Nacional é considerado um evento histórico para a gestão pública de cultura brasileira. Pela primeira vez, após a pandemia, gestores de todo o país se reunirão presencialmente para refletir, debater e fortalecer a articulação em rede no avanço de políticas públicas culturais.


O evento será aberto com a palestra ‘Garantia dos Direitos Culturais no atual contexto brasileiro’, realizada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, também estará presente no Encontro, juntamente com outros gestores do Ministério da Cultura (MinC).


Por Luana Ignacio / Olhar Cultura

1 visualização0 comentário

Commenti


Galeria de Vídeos