Museu de Arte e de Cultura Popular lança Catálogo Virtual da exposição “Traduzindo Deusas"
A exibição foi criada pelo artista Adriano Ferreira, que criou imagens que foram traduzidas por diversos artistas mato-grossenses
O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, realiza neste sábado (16) o lançamento do Catálogo Virtual da exposição “Traduzindo Deusas", do artista plástico Adriano Ferreira. A atividade aberta e gratuita terá início às 08h, nas dependências do MACP, localizado no Centro Cultural, Câmpus de Cuiabá. Aos presentes será servido o tradicional “Tchá com bolo”.
Esta exposição, que fica aberta neste sábado entre 08h e 12h, é um trabalho colaborativo, Adriano reuniu uma série de artistas de Mato Grosso e o processo de tradução aconteceu em vários sentidos. O artista criou imagens que foram traduzidas por escritores, músicos e dançarinos, e foram criados contos que o pintor também interpretou e levou para a tela, em uma tradução em ambos os sentidos, que poderão ser visualizadas nas obras, que se transformaram na criação lúdica de novas narrativas.
“Traduzindo Deusas” conta com recursos de acessibilidade, e o coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMT, Túlio Adriano Alves Gontijo, destaca que a exposição com recursos de acessibilidade é um marco para a Instituição. “Estamos atuando junto à equipe do Macp para que as 12 obras possam ter a tradução em Libras, e também audiodescrição. Serão disponibilizados por meio de QR Code”, ressaltou.
O MACP é vinculado à Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, e a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) é parceira desta ação.
Comentários