Museu de História Natural participa da 17ª Primavera dos Museus; confira programação
- Redação
- 18 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Esta edição tem como temática: "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas"

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) irá participar da 17ª Primavera dos Museus, que ocorre entre os dias 20 a 24 de setembro. Esta edição tem como temática: "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas".
O MHNMT conta com exposições permanentes e temporárias, além de oficinas e ações educativas. Para Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, o Museu de História Natural tem o papel crucial de valorizar a diversidade e promover a cidadania.
"Estamos propondo atividades que reconhecem e dão visibilidade às histórias, lutas e conquistas de grupos sociais muitas vezes excluídos e silenciados. Ao amplificar suas vozes, o Museu cumpre sua missão de preservar, divulgar e educar sobre o patrimônio natural e cultural do estado", afirmou Enir.
O evento nacional é realizado todos os anos, no início da primavera, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Outro Museu de Mato Grosso à participar desta edição é o Museu de Arte Sacra.
Confira a Programação do MHNMT:
De 20 a 24 de setembro - 08h às 18h – Visitação gratuita durante toda a semana.
Exposições:
Permanente: Arqueologia e paleontologia;
Temporária: Árvore-Ser, composta por obras da artista plástica Tânia Pardo, poemas de Manoel de Barros, e dispositivos táteis e interativos;
Curta duração: Festa, Política e o Corpo na Rua: uma antropologia visual da Parada da Diversidade de Cuiabá, nos 50 anos de Stonewall, de Marcos Aurélio da Silva e Moisés Lopes.
20 de setembro - 08h30 às 11h – Ação educativa: Museu em Libras – visita dos alunos do CEAADA, mediada em Libras. Oficina Pintando as Árvores, ministrada pela artista plástica Tânia Pardo.
21 de setembro - 09h às 17h – Ação educativa: Comunidade Mata Cavalo vem ao Museu - visitação mediada, oficinas artísticas e roda de conversa com membros da comunidade quilombola Mata Cavalo (Nossa Senhora do Livramento).
22 de setembro - 09h30 às 11h e 15h às 16h – Oficina de Pintura Corporal e Arco e Flecha, ministrada pela Criações Boloriê, empresa criativa de artesanato composta por empreendedores do povo Umutina Balatiponé, de Barra do Bugres.
23 de setembro - 09h às 11h – Lançamento do livro O ofício das benzedeiras: um estudo sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças em Cruzeta (RN), por Francimário Vito dos Santos.
23 de setembro - 09h às 11h - Oficina Cianotipia e a Impressão Solar, com Michelly Fanalli.
Comments