top of page
Redação

Projeto mato-grossense de artesanato ganha exposição exclusiva em teatro parisiense

Em entrevista ao Olhar Cultura, o diretor do Arte Agro, Guga Moraes, declarou que o convite ocorreu em novembro de 2023

Foto: Arquivo Pessoal

O projeto mato-grossense de artesanato ganha exposição exclusiva entre os dias 24 e 27 de setembro, no Centro Dramático Nacional Aubervilliers, em Paris. Em entrevista ao Olhar Cultura, o diretor do Arte Agro, Luiz Gustavo da Silva Moraes (Guga Moraes), declarou que o convite ocorreu durante o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil em novembro de 2023.


“Recebemos o convite com muito entusiasmo. No começo, ficamos meio receosos porque achávamos que era uma coisa muito grande, impalpável. A gente está em Paris levando a cultura mato-grossense, demorou para cair a ficha.”

Foto: Arquivo Pessoal

Conforme Guga, o projeto Arte Agro foi contemplado no edital de intercâmbio cultural do Ministério da Cultura (MinC) para realizar a viagem até a França. “A ajuda é passível de imposto de renda. A gente vai conseguir pagar passagem e hospedagem. Alimentação, transporte, materiais não estão inclusos.”


Segundo ele, o Arte Agro está realizando uma rifa para custear os materiais de produção e os pequenos gastos durante a estadia na Europa. Cada bilhete vale R$ 5 e dá direito a concorrer a uma moto CG 160 Titan Start 0 km. O sorteio será realizado no dia 31 de agosto.


Sobre o Projeto Arte Agro


Natural de Cáceres, Guga se mudou para Campo Verde e reparou no acúmulo de resíduos nos acostamentos. Como trabalhava com produção cultural, resolveu pegar esses rejeitos e transformar em obras de artes.

Guga Moraes / Foto: Arquivo Pessoal

“O algodão se solta muito fácil da haste, pode contaminar e germinar em outro local. Ele sofre também uma quantidade muito grande de defensivo agrícola e produtos de fertilizante. Podendo ser poluente também, esse resíduo que fica ali, e a solução vem justamente para isso.”


O Arte Agro é um projeto sociocultural e socioambiental, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, potencializar o desenvolvimento coletivo e dar oportunidades a artesãos de diferentes regiões.  




21 visualizações0 comentário

Comments