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Secel disponibiliza formulário para fundamentar a execução dos recursos da Aldir Blanc

Redação

Atualizado: 28 de jun. de 2024

O questionário visa compreender as necessidades do setor da cultura e economia criativa do Estado

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) disponibilizou um formulário para os trabalhadores de cultura, nesta terça-feira (25). O questionário visa compreender as necessidades do setor da cultura e economia criativa do Estado.


“A etapa da consulta pública para formulação e validação do plano de execução dos recursos da PNAB é de extrema importância para o Estado, pois oportuniza uma participação social ampla com foco no desenvolvimento da cultura de Mato Grosso”, explica a secretária adjunta de Cultura, Keiko Okamura.


As respostas ajudarão a fundamentar a construção dos instrumentos de execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Para Mato Grosso, estão previstos investimentos de R$ 53 milhões em ações e atividades culturais, sendo R$ 26 milhões para gestão do Estado e R$ 27 milhões para os municípios.


Keiko também ressalta que esta é a oportunidade que os trabalhadores da cultura têm para opinar e contribuir. “Todos podem propor caminhos e ideias, possibilitando que o plano seja de fato construído de forma coletiva. Também nos traz uma visão mais completa das necessidades da cultura e da economia criativa em Mato Grosso, considerando as distâncias geográficas de nosso Estado”.  


O formulário poderá ser respondido até o dia 14 de julho e deve ser acessado pelo link: https://bit.ly/consulta-pnab-mt-23


PNAB


A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) foi instituída pela Lei nº 14.399/2022, e tem como objetivo fomentar a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal.


A PNAB é considerada uma oportunidade de estruturar o sistema de financiamento à cultura, considerando que serão investimentos regulares, previstos até 2027. O orçamento federal é de R$ 3 bilhões de investimentos ao ano, totalizando R$ 15 bilhões entre 2023 e 2027.


Essa forma de repasse é regular e diferente das ações desenvolvidas na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo, por exemplo, que foram criadas em caráter emergencial. Entre as formas de execução dos investimentos estão os editais e projetos realizados pela administração pública.


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