Secel realiza o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de MT entre os dias 23 e 25 de agosto
Atualizado: 22 de ago. de 2023
A finalidade do evento é discutir o rumo e as diferenças das bibliotecas públicas; especialistas do país inteiro estarão presentes
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realiza o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso entre os dias 23 e 25 de agosto, das 8h às 18h, no Hotel Hitz Pantanal, no Jardim Aeroporto, em Várzea Grande. O objetivo é debater e capacitar os participantes sobre o rumo e as diferentes realidades dessa instituições. As palestras e formações serão conduzidas por especialistas de todo o país.
Com entrada gratuita, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet por estudantes e trabalhadores da educação e de bibliotecas públicas de todo Estado, e pessoas interessadas no tema. O prazo para se inscrever é até o dia 21 de agosto.
Entre as presenças confirmadas estão a do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba; do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro, e outros representantes de instituições de biblioteconomia e pesquisadores sobre o tema, além do secretário da Secel, Jefferson Neves, e do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura. Durante o evento, os participantes tomarão conhecimento sobre a implantação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (Lei 11.820/2022), que é coordenado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado à Secel-MT. Além disso, haverá capacitação dos agentes de bibliotecas sobre implantação dos planos nos municípios, e apresentação dos planos municipais de Juína, Sapezal, Jaciara e Barra do Bugres. A programação inclui outros temas como novos produtos, serviços, inclusão e acessibilidade, além de curadoria digital e sustentabilidade dos sistemas de bibliotecas públicas. “As bibliotecas são instituições vivas, com o importante papel social de proporcionar conhecimento, lazer e convivência nas comunidades onde estão inseridas. Este evento é importante para apresentarmos à sociedade um pouco das nossas ações e avanços nas políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas. Temos o Plano Estadual, o Sistema Estadual de Bibliotecas, o edital de Literatura e a maior biblioteca pública de Mato Grosso, a Estevão de Mendonça. Além disso, é uma oportunidade para conhecer novas realidades, trocar experiências e refletir sobre novos rumos”, destaca Jefferson Neves.
Por Luana Ignacio / Olhar Cultura
Comments