top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok

Secretário da Secel participa de primeira reunião da Câmara Setorial Temática da Cultura

Atualizado: 22 de ago. de 2023

"Precisamos fazer com que os anseios e as dificuldades que enfrentam lá fora sejam atendidos ou amenizados dentro da Secel", afirmou Jefferson Neves

Foto: Helder Faria

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Carvalho Neves, participou da primeira reunião da Câmara Setorial Temática da Cultura, realizada nesta segunda-feira (07), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A execução da Lei do Plano Estadual de Cultura e a importância das políticas públicas foram pautas que marcaram o encontro.


“Estamos sempre prontos a ouvir vocês, pois entendemos essa necessidade de ouvir os agentes que fazem a cultura acontecer em Mato Grosso. Precisamos fazer com que os anseios e as dificuldades que enfrentam lá fora sejam atendidos ou amenizados dentro da Secel. E aqui todas as demandas estão sendo anotadas para que busquemos soluções”, declarou o secretário.


O deputado Beto Dois a Um solicitou a participação dos representantes da Secel e afirmou que demonstra a disposição de ouvir e executar o que a Câmara vai propor, possibilitando resultados conectados com a realidade.


“É uma satisfação ver mais uma vez a cultura lotando os espaços da Assembleia Legislativa. Que a gente possa fazer uso da melhor forma possível desta Câmara Setorial Temática tão importante e aguardada, que, não tenho dúvidas, será muito frutífera para a cultura de Mato Grosso”, celebrou o deputado.


A primeira reunião foi acompanhada por gestores municipais e trabalhadores da cultura de todo o Estado. A apresentação de uma nova lei da cultura e contribuições da Câmara Setorial foram temas tratados no encontro, assim como a importância da cultura para construção da cidadania e do desenvolvimento social, e os avanços já conquistados até aqui.


Para a artista Luciene Carvalho, há muitos avanços conquistados que ainda precisam ser implementados. Segundo ela, fazer valer as leis garante a criação de mercado, transversalidade de linguagem artística e ações práticas para aqueles que vivem de cultura possam ter uma vida digna.


Fizeram parte da mesa de autoridades, também, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Adnilson da Silva Lara (Dj Taba), o presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Wanderson Lana, a coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia Viana e o Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fabrício Carvalho.


O dispositivo contou, ainda, com a presença do deputado Wilson Santos e da secretária de Cultura de Alta Floresta, Elisa Gomes, que destacou a confiança no trabalho da pasta estadual.


“Gratidão à Secel por abrir esse espaço de diálogo, desde que o Beto estava à frente da Secretaria, por olhar para o interior e ver nossas dificuldades. Vale a pena percorrer 800 km, de bate e volta, porque aqui existe o interesse de estar ao lado dos artistas e gestores de cultura de todo o Estado”, enfatizou Elisa.


Por Luana Ignacio / Olhar Cultura

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural
Artigos
bottom of page