Sesc promove ‘3º Festival Mato-Grossense de Choro’ nos dias 2 e 3 de dezembro
O festival contribui diretamente com a valorização dos músicos locais e do cenário musical mato-grossense
A 3ª edição do Festival Mato-Grossense de Choro contará com três apresentações musicais e a ‘Roda de Choro’, no Sesc Arsenal, no final de semana entre os dias 2 e 3 de dezembro. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) em parceria com o Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).
“A realização do evento no Sesc Arsenal desempenha um papel relevante na valorização e preservação da música popular brasileira”, destaca o diretor Regional do Sesc-MT, Allan Serotini. O choro é considerado por especialistas o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro.
O festival contribui diretamente com a valorização dos músicos locais e do cenário musical mato-grossense, ao dar espaço para artistas regionais se apresentarem ao lado de grandes nomes do choro nacional. “A oportunidade permite a troca de experiências e saberes culturais, enriquecendo o panorama musical da região”, esclarece a coordenadora de Cultura do Sesc-MT, Karla Mesquita.
Programação
A abertura do ‘3ª Festival Mato-Grossense de Choro’ será às 18h de sábado (2), com a apresentação musical do Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso, no Jardim do Sesc Arsenal. O repertório abrange clássicos do choro e composições contemporâneas, demonstrando a versatilidade e o talento dos músicos.
Em seguida, a Orquestra Cuiabana de Choro realiza um espetáculo abrangendo obras do gênero musical datadas do fim do século XIX até os dias atuais. O grupo homenageia grandes compositores como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Carolina Cardozo de Menezes, Paulinho da Viola, Maurício Carrilho, Luciana Rabello, além de obras autorais.
Encerrando o primeiro dia de evento, o Conjunto Época de Ouro representa o choro genuíno. Fundado em 1964 por Jacob do Bandolim, com uma trajetória que se estende por quase 60 anos de história, o grupo tem uma carreira sólida construída com diversos espetáculos por todo o país.
No domingo (3), o Jardim do Sesc Arsenal recebe o Grupo Caprichos do Choro, uma formação cuiabana. Ao som de bandolim, violão de sete cordas, violão tradicional, cavaquinho e pandeiro, os músicos buscam divulgar e valorizar o estilo musical, bem como promover o intercâmbio cultural com outros artistas e públicos.
O ‘3ª Festival Mato-Grossense de Choro’ será encerrado com uma grande ‘Roda de Choro’, no jardim do Sesc Arsenal, também no domingo. Na ocasião, o público será embalado pela Orquestra Cuiabana de Choro e pelo Coletivo Digoreste com grandes clássicos do ritmo brasileiro.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Comments