top of page
Redação

Supervisores da UFMT participam de Fórum Permanente de Museus Universitários

Os representantes da UFMT, neste Fórum, foram o Carlos Eduardo Paiva e a Marcia Pascotto, do Museu de Arte e de Cultura Popular, e do Museu de História Natural do Araguaia, respectivamente

Foto: Reprodução

Os supervisores dos Museus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram do VII Fórum Permanente de Museus Universitários, que aconteceu entre os dias 28 de agosto a 01 de setembro. O evento ressaltou a importância de institucionalizar os museus e espaços científico-culturais.


Além disso, o Fórum destacou a necessidade das universidades de conhecerem suas coleções, o tamanho e tipologias para poderem desenvolver políticas para preservar o patrimônio.


Os representantes da UFMT foram o Carlos Eduardo Paiva e a Marcia Pascotto, do Museu de Arte e de Cultura Popular, e do Museu de História Natural do Araguaia, respectivamente.


Foi criada a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU), que produziu o Documento Unificado, com 7 itens norteadores para a gestão institucional dos museus, salvaguarda, pesquisa e divulgação do patrimônio museológico universitário para a comunidade.


A função das universidades federais é garantir politica de pessoais para essas áreas, prevendo quadros mínimos para atender demandas técnicas, administrativas, operacionais e sociais. Entretanto, a maioria dos museus não possuem trabalhadores especializados no quadro funcional.


As UFs detêm a maioria (40%) dos museus de instituições de ensino públicas, seguidas pelas universidades estaduais (32%), particulares e municipais. Assim como as universidades federais devem atender o tripé ensino-pesquisa-extensão, o mesmo deve ser seguido pelos museus federais.


O evento foi organizado pelas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), representadas por servidoras dos respectivos museus e coleções universitárias: Museu Nacional, Museu da Geodiversidade (UFRJ), Escola de Museologia (UNIRIO) e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST).

7 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
PRÊMIO JEJÉ DE OYÁ 2024
02:17:25
Batalha da Alencastro 9 Anos - Transmissão Oficial