Supervisores da UFMT participam de Fórum Permanente de Museus Universitários
Os representantes da UFMT, neste Fórum, foram o Carlos Eduardo Paiva e a Marcia Pascotto, do Museu de Arte e de Cultura Popular, e do Museu de História Natural do Araguaia, respectivamente
Os supervisores dos Museus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram do VII Fórum Permanente de Museus Universitários, que aconteceu entre os dias 28 de agosto a 01 de setembro. O evento ressaltou a importância de institucionalizar os museus e espaços científico-culturais.
Além disso, o Fórum destacou a necessidade das universidades de conhecerem suas coleções, o tamanho e tipologias para poderem desenvolver políticas para preservar o patrimônio.
Os representantes da UFMT foram o Carlos Eduardo Paiva e a Marcia Pascotto, do Museu de Arte e de Cultura Popular, e do Museu de História Natural do Araguaia, respectivamente.
Foi criada a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU), que produziu o Documento Unificado, com 7 itens norteadores para a gestão institucional dos museus, salvaguarda, pesquisa e divulgação do patrimônio museológico universitário para a comunidade.
A função das universidades federais é garantir politica de pessoais para essas áreas, prevendo quadros mínimos para atender demandas técnicas, administrativas, operacionais e sociais. Entretanto, a maioria dos museus não possuem trabalhadores especializados no quadro funcional.
As UFs detêm a maioria (40%) dos museus de instituições de ensino públicas, seguidas pelas universidades estaduais (32%), particulares e municipais. Assim como as universidades federais devem atender o tripé ensino-pesquisa-extensão, o mesmo deve ser seguido pelos museus federais.
O evento foi organizado pelas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), representadas por servidoras dos respectivos museus e coleções universitárias: Museu Nacional, Museu da Geodiversidade (UFRJ), Escola de Museologia (UNIRIO) e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST).
Comments