top of page
Redação

Tece Arte representará Mato Grosso em evento nacional de artesões

Atualizado: 6 de ago.

A associação de redeiras de Várzea Grande foi o único coletivo da região Centro-Oeste convidado para a feira

Jilaine e Giva / Foto: Arquivo Pessoal

A Tece Arte foi a única associação de redeiras de Mato Grosso e da região Centro-Oeste a ser convidada para participar da segunda edição de evento nacional de artesões. A feira “Arte Sol” ocorre nos dias 28 de agosto a 01 de setembro, em São Paulo.


“É uma honra poder participar desse grande evento pela primeira vez. Estamos entre os 15 convidados do Arte Sol, que valoriza os artesões brasileiros. Somos a única associação que vai representar o Estado de Mato Grosso e a região Centro-Oeste, o que vai gerar uma visibilidade muito grande para o nosso coletivo e para a nossa cultura”, destacou a presidente da Tece Arte, Jilaine Maria.


As redeiras Jilaine e Giva vão participar da feira com sete redes feitas por elas e escolhidas pela curadoria da Arte Sol. Os ingressos para visitar o evento são gratuitos, porém é necessário realizar a retirada no site da Sympla.



Tece Arte


Fundada em novembro de 2021, a Tece Arte tem como objetivo resgatar e valorizar o trabalho das redeiras. “Começamos com 15 mulheres que estavam desacreditadas, pois vendiam 10 redes ao ano. Com a criação da associação, vendemos 80 redes e mais outras peças no ano passado. Hoje, nosso coletivo possui 50 mulheres”, afirmou a presidente.


Além de redes, elas também produzem caminho de mesa, xale, saída de banho, entre outras peças artesanais. “Nossa cultura é centenária, herdada dos povos originários Guanás, passada de geração em geração de mãe para filha”, valorizou a Jilaine.


As redeiras expõem os produtos no Centro Cultural Neide Clemente Lemes — Tece Arte, localizado no Capão Grande, em Várzea Grande. Para quem prefere realizar compras online, a associação possui uma comunidade no WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5565999314736&text=Olá,%20acessei%20seu%20Link%20Personalizado%20WhatsLink


15 visualizações0 comentário

Comments