UFMT abre inscrições para novos coralistas
As inscrições abrem, nesta segunda-feira (19), nos três grupos de Coral presentes na universidade
Núcleo Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas para novos coralistas nos três grupos que compõem o projeto: Coral UFMT, Coral da Terceira Idade da UFMT e Coral Infanto-juvenil da UFMT. As inscrições começam a partir de segunda-feira (19), abertas a crianças, jovens, adultos e idosos. A rede social do núcleo possui todas as informações a respeito do trabalho desenvolvidos pelos três corais.
A maestra e coordenadora do Núcleo Coral UFMT, Dorit Kolling, destaca que as vagas estão abertas para os três grupos artísticos do núcleo. “O núcleo é composto por três grupos artísticos; o Coral UFMT, equipamento cultural oficial criado em 1980 e os outros dois, Coral Infanto Juvenil e Coral da Terceira Idade, que são projetos de extensão e tem um longo tempo, funcionando desde 1999”, destaca a professora sobre os grupos que este ano completam 25 anos.
As inscrições para o Coral Infanto-juvenil acontecem entre os dias 22 e 29 de Fevereiro, por meio de formulário eletrônico. “Então, o perfil é aquele que atende aos grupos de crianças e adolescentes, entre 8 e 15 anos. Estas crianças e adolescentes novos vão preencher formulário de livre inscrição com as vagas esgotando para quem preencher primeiro”, pontua a coordenadora estimando em 20 vagas a serem preenchidas, aproximadamente. As inscrições dispensam experiência prévia como coralista e os ensaios acontecem às sextas-feiras de 19h até às 20h30.
Para o Coral da Terceira Idade o perfil é de pessoas acima de 60 anos, prioritariamente. “Serão 10 vagas para vozes femininas e 30 vagas para vozes masculinas. Esperamos que os nossos senhores atendam ao nosso chamado e tenhamos mais vozes masculinas cantando no coro este ano. A gente tem um grupo formado majoritariamente por vozes femininas.
Por isso estamos tentando abrir mais vagas masculinas para termos um coro equilibrado. As inscrições para o Coral da Terceira Idade são por formulário eletrônico ou presencialmente na sede do Coral UFMT, localizada no Centro Cultural da UFMT, entre os dias 19 de Fevereiro e 1° de Março.
O Coral UFMT tem ensaios de segunda a quinta-feira, entre 18h e 20h. Às segundas acontecem os ensaios de vozes femininas, às terças de vozes masculinas e às quartas e quintas para todas as vozes. “O Coral UFMT, o grupo oficial, é formado por jovens e adultos a partir dos 18 anos de idade. Vamos preencher vagas nas quatro vozes que compõem o coral: sopranos, contraltos, tenores e baixos. A gente busca um equilíbrio entre as vozes”, explicou a maestra Dorit Kolling.
Seleção acontece em diferentes formatos
A respeito da seleção, há diferentes processos para os grupos que compõem o Núcleo Coral UFMT. “Para o Coral da Terceira Idade vai ter uma audição com nosso regente e os interessados em participar, para ouvir e fazer uma classificação. É uma seleção simples em que eles podem preencher o formulário, marcando o dia da audição, ou presencialmente para quem não conseguir preencher”, explica a coordenadora do grupo enfatizando a necessidade de atender o grupo que pode não ter tanta destreza no uso das ferramentas digitais.
No Coral UFMT a seleção acontece em duas fases para reconhecimento da desenvoltura do candidato como coralista. “Em um primeiro momento ele preenche o formulário e encaminha pelo formulário uma gravação, feita pelo celular, dele cantando. É uma etapa virtual em que ele grava a música que ele quiser em vídeo, encaminha pelo formulário e depois a gente vai ouvir todos e fazer uma primeira listagem. Então, vamos para a audição presencial para fazer a classificação vocal e verificar a voz de cada candidato para ver se ele vai compor o naipe das sopranos, da contralto, ou tenores e baixos”, relata.
(texto da assessoria)
Comments