Videoarte que reflete sobre as causas do colapso climático será exibida nas escolas de Cuiabá
Produção foi aprovada pela Lei Paulo Gustavo, no edital Fornada, da Secretaria de Cultura de Cuiabá
A videoarte “Terra-Corpo” reflete sobre as causas do colapso climático e será apresentada em setembro em quatro escolas públicas de Cuiabá para estudantes do Ensino Fundamental e os respectivos professores. Idealizado pela atriz e diretora Katiuska Luzz, o projeto relaciona o modo de vida dos seres humanos e a emergência climática do planeta.
Antes da exibição da videoarte, a programação conta com jogos performativos e uma breve introdução à temática. Na sequência, ocorrerá a projeção do filme, seguido de debate final sobre as impressões sobre a obra audiovisual. A equipe encerrará o encontro com um momento de meditação.
Conforme Katiuska, o projeto nasceu de suas inquietações durante o doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal de Mato Grosso, com a perspectiva da relação de uma sociedade que só busca produtividade e consumismo, sem responsabilidade com a natureza, pautada em uma relação colonial de exploração.
O projeto foi aprovado no edital Fornada, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá (SMCEL), com recursos da Lei Paulo Gustavo. A realização é da SMCEL, do Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá e do Ministério da Cultura, com apoio do Centro Cultural Casa Cuiabana.
Ficha técnica
Idealizadora e atriz: Katiuska Luzz
Texto: Luciene Carvalho
Produção e fotografia: Anne Mathilde
Filmmaker e sonoplastia: Leonardo Djan
Tradutora de Libras: Luara Conrado
Designer gráfico: Maurício Motta
Figurino: Jane Klitzke
Comentários