top of page

Oficinas de artesanato têm inscrições abertas em Campo Verde

  • Redação
  • 19 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de abr.

Serão ofertados doze cursos durante o mês de abril, como artes em cimento, crochê, artes com a palha de milho, biscuit, reciclagem e artes com fibra de bananeira

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o projeto Oficinas de Artesanato, que oferecerá cursos em diversas modalidades para mulheres, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social no município de Campo Verde (a 131 Km de Cuiabá). A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Viver Cultura – Expressões artísticas, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

 

Serão ofertados doze cursos durante o mês de abril, como artes em cimento, crochê, artes com a palha de milho, biscuit, reciclagem e artes com fibra de bananeira. A escolha de focar em mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade partiu das próprias proponentes, que enxergam suas histórias refletidas na arte do artesanato.


Maria Neide, atual coordenadora da Casa do Artesão de Campo Verde, relembra sua própria trajetória, que começou aos oito anos, trabalhando como colhedora de algodão. Hoje, aos 68 anos, ela expressa sua história de vida por meio do artesanato.


"Eu gosto de criar. Fiz uma peça representando um colhedor de algodão, mostrando como a colheita era feita, como o algodão era enfardado e transportado. Hoje, conto minha história através da arte", compartilha Neide.


As oficinas também vão ensinar técnicas de produção artesanal utilizando materiais reaproveitados, como palha de milho e restos de algodão, doados por produtores locais. Essa abordagem busca promover a sustentabilidade ao transformar produtos que seriam descartados em peças artísticas de valor comercial.


"O milho que usamos vem de doações das fazendas. As meninas vão até lá, colhem e fazem a coleta das palhas e do cabelo do milho para a confecção das peças. Com o algodão, o processo é semelhante", explica Neide.


As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas aqui


Confira as oficinas:

Bailarina na Palha do Milho

Data: 21 de abril

Horário: 13h

Local: Assentamento 28 de outubro

10 vagas

Público livre


Reciclagem

Data: 22 a 24 de abril

Horário: 13h

Local: Celeiro das Artes

10 vagas

Público livre 


Artes em Cimento

Data: 22 a 25 de abril

Horário: 13h

Local: CAPS

6 vagas

Para mulheres a partir de 18 anos


Fibra de Bananeira

Data: 26 de abril

Horário: 8h

Local: Assentamento Santo Antônio da Fartura

6 vagas

Para mulheres a partir de 18 anos


Artes na Palha do Milho

Data: 26 de abril

Horário: 8h

Local: Assentamento Santo Antônio da Fartura

10 vagas

Publico livre


Crochê

Data: 28 a 30 de abril

Horário: 13h

Local: CRAS Santa Rosa

Não há mais vagas


Artes na Palha do Milho e Biscuit

DATA SUSPENSA

Comments


bottom of page