top of page

Pela primeira vez, MAUAL irá premiar os artistas vencedores com dinheiro e troféu

  • Redação
  • 19 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Os vencedores das 11 categorias receberão premiações que variam entre serviços, capacitações e valor em dinheiro, além do Troféu Maual

Troféu Maual e a artista criadora do troféu, Ludmila Brandão / Foto: Luzo Reis

A 22ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) irá premiar curtas-metragens em 11 categorias na Mostra Competitiva. Os escolhidos pelos júris técnico e popular receberão prêmios que variam entre serviços, capacitações e valor em dinheiro, além do Troféu Maual. O evento acontecerá do dia 27 de setembro a 01 de outubro.


"Pela primeira vez, a MAUAL vai entregar a todos os ganhadores um conjunto de benefícios que contribuem para o desenvolvimento e a profissionalização do nosso audiovisual. Um feito que só é possível graças ao apoio de vários parceiros, escolas de cinema, cineastas, produtoras locais e de outros estados, que acreditam na importância de investir em produções e realizadores independentes e universitárias para o futuro de uma cena potente, cada vez mais criativa, com histórias e olhares diversos. E esse ano, o troféu também será especial: esculturas feitas por uma ceramista talentosíssima, a artista e professora Ludmila Brandão", afirma Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 22ª MAUAL.


Estão entre os prêmios e parceiros da iniciativa, serviços de pós-produção e diárias em aluguel de equipamentos pelas produtoras Paralelo 15, Mistika, Infinity e Môlera filmes, bolsas de estudo e consultorias pela Academia Internacional de Cinema (AIC), Associação Brasileira de Cinematografia (ABCine), pelo Centro Cultural b_arco e pelo cineasta Joel Pizzini.


As produções serão premiadas em 11 categorias: melhores curtas brasileiros de Ficção, Experimental e Documentário nas modalidades Universitário e Independente; Melhor Curta "Hermano", originário de outros países latino-americanos; Melhor Curta Curtíssimo, obra de até cinco minutos de duração; e Melhor Curta Mato-grossense. Estes serão escolhidos pelo júri oficial.


Já o júri popular premiará os melhores curtas Independente e Universitário, entre todos os selecionados.

Foto: Luzo Reis

O troféu foi idealizado e produzido pela ceramista Ludmila Brandão. A inspiração da artista se deu por conta de uma viagem à Colômbia, em 2019, que resultou em uma série de esculturas denominada 'Colombianas'.


A obra da artista dialoga com o tema desta edição: "Miradas e Memórias Latino-Americanas". O evento busca celebrar a diversidade cultural e os múltiplos olhares que tecem a memória coletiva e projetam futuros.


"Ao ser convidada a conceber e produzir um troféu para a Maual, me animou a abrangência latino-americana da premiação, que tão bem conciliava com essa minha pesquisa. Depois de alguns esboços, reconheci em uma das “colombianas” o espírito do troféu Maual. Restou-me apenas acrescentar-lhe uma espécie de cocar-resplendor que bem consagra um objeto de premiação", complementa Ludmila Brandão.


A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) é realizada pelo Cineclube Coxiponés, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT).








Bình luận


bottom of page