Pesquisadora cria questionário para entender a proximidade da população com os museus de Mato Grosso
- Redação
- 15 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
“Quero saber qual a importância desses espaços na vida das pessoas", destacou Julianne Quadros

A pesquisadora Julianne Quadros inicia processo de sondagem via questionário online para elaborar um indicador sobre a proximidade da população com os museus de Mato Grosso ou ausência de interação. O formulário pode ser respondido entre os dias 15 de março e 05 de abril.
Com um diagnóstico atualizado sobre as impressões que as pessoas têm sobre espaços expositivos, como museus e galerias, há a possibilidade ainda, dos resultados subsidiarem a elaboração de políticas públicas para o setor e consequentemente, as propostas incluirão também, agentes da cadeia produtiva das artes visuais.
“Quero saber qual a importância desses espaços na vida das pessoas e frente à relevância, entender se as pessoas estão dispostas a pagar pela visitação. Contribuição esta que pode, por exemplo, impulsionar a criação de fundos próprios para a manutenção desses espaços”, explica a pesquisadora. Dessa forma, a pesquisa indicará ainda mecanismos para a gestão e caminhos viáveis para a sustentabilidade desses aparelhos culturais.
As respostas podem indicar ainda, quais as demandas da população em relação à programação que querem consumir. “Outro ponto que pode ser verificado é se há uma necessidade maior de ampliação de programações destinadas a crianças, exemplificando. É algo que será apontado pelas pessoas que puderem colaborar com essa apuração”.
A aplicação do questionário é parte do projeto de dissertação do Programa de Pós-Graduação Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em parceria com o Itaú Cultural.
Serviço
Questionário investiga relação da população com os museus de Cuiabá
Formulário está aberto à contribuição entre os dias 15 de março e 5 de abril
Komentarze