top of page

Produção do filme sobre Tereza de Benguela oferece oficinas a moradores de Vila Bela da Santíssima Trindade

  • Redação
  • 6 de fev.
  • 2 min de leitura

Ao todo, são ofertados cinco minicursos, que fazem referência à obra audiovisual financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo

Christiano Antonucci
Christiano Antonucci

Estão abertas as inscrições para oficinas gratuitas de teatro, percussão, dança e outros minicursos para os moradores de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 523 km de Cuiabá). A ação faz parte da produção do filme “Somos Tereza”, financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).


Ao todo, são ofertados cinco minicursos, sendo elas as oficinas de Teatro de Quilombo, de Tranças, de Iniciação ao Documentário, de Percussão e de Dança Afro. As atividades acontecerão entre 08 e 14 de fevereiro.


De acordo com Paula Torres, produtora executiva de “Somos Tereza”, o objetivo é fortalecer a identidade cultural da comunidade e incentivar a participação ativa de seus moradores na construção do filme.  “É uma forma de deixar algo para a cidade, mesmo após o término das filmagens”, destacou.


Os interessados podem se inscrever presencialmente no Museu Histórico e Arqueológico Joaquim Marcelo Profeta da Cruz, em Vila Bela, ou pela internet - clique aqui para se inscrever. As vagas são limitadas.


Para mais informações, acesse o perfil da produtora, a Cumbaru Produções Artísticas, pelo perfil @cumbarufilmes.


Sobre o Filme


Com a participação da renomada atriz Zezé Mota, Somos Tereza contará a história de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu por volta do ano 1700, em Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso. 


Estão previstas filmagens nos principais pontos turísticos de Vila Bela, como o Cânion do Jatobá, as cachoeiras do Jatobá, Capivari, a ruína da Matriz, no centro da cidade, entre outros locais. A equipe do filme é formada majoritariamente por mulheres mato-grossenses e também de outros Estados, como São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Bahia.


O filme é uma realização da Cumbaru Produções Artísticas e foi selecionado no edital Cinemotion de Produção Audiovisual promovido pela Secel com recursos da Lei Paulo Gustavo. 


Programação: 

Oficina Teatro de Quilombo

Data: 8/2 a 9/2

Horário: 7h00 às 11h00; tarde: 13h as 17h

Local: Secretaria de Cultura e Museu de Vila Bela da Santíssima Trindade


Oficina de Tranças 

Data: 10/2 a 14/2

Horário: 9h as 11h

Local: Escola Estadual de Educação Quilombola Verena Leite de Brito


Oficina de audiovisual 

Data: 10/2 a 14/2

Horário: 13:30h á 17h30 

Local: Secretaria de Cultura


Oficina de Percussão

Data: 10/2 a 14/2

Horário: 17h30 às 19h

Local: Escola Estadual de Educação Quilombola Verena Leite de Brito


Oficina de Dança Africana 

Data: 10/2 a 14/2

Horário: 19h30 as 21h

Local: Escola Estadual Verena Leite de Brito

Comments


bottom of page