top of page

Produtores culturais podem integrar a programação da Virada Sustentável Mato Grosso 2025

  • Redação
  • 28 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de mar.

As propostas devem ser enviadas até o dia 31 de março; a programação inclui oficinas, palestras, shows, exposições, apresentações e intervenções urbanas

Foto: Fred Gustavos
Foto: Fred Gustavos

Artistas, coletivos, instituições e agentes culturais interessados em integrar a programação da Virada Sustentável Mato Grosso 2025 têm até o dia 31 de março para apresentar propostas. A inscrição pode ser feita por formulário online e todas as orientações constam no regulamento


No estado, a Virada Sustentável será realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, em Rondonópolis, e 7 e 8 de junho, em Cuiabá. Assim, as propostas de projetos artísticos e ações ligadas à sustentabilidade devem ser direcionadas apenas para essas cidades.


A Virada Sustentável promove a conscientização e a mobilização da sociedade em torno dos temas ambientais, sociais e culturais, com uma programação diversificada que inclui oficinas, palestras, shows, exposições, apresentações, intervenções urbanas, entre outras atividades.


Assim, os projetos devem dialogar com o tema sustentabilidade em suas múltiplas dimensões e, especialmente, serem capazes de inspirar, sensibilizar e engajar a sociedade em relação às questões ambientais, sociais e econômicas que moldam o nosso presente e futuro.


Os projetos poderão ser inscritos em duas categorias: Atividades Financiadas, no caso de ações inéditas ou não, a serem contratadas pela Virada Sustentável; ou ainda, Atividades em Adesão, ou seja, atividades, projetos ou práticas autogestionadas que não necessitam de qualquer tipo de financiamento direto ou de estrutura para a sua realização. Ou que necessitam apenas de disponibilidade de local e/ou estrutura (equipamentos de som e luz, mobiliário, entre outros) para a sua execução.


Recomenda-se o envio de uma descrição detalhada da proposta, contendo formato, conceito, locais de realização (se definidos), parcerias, informações técnicas e outros detalhes relevantes.


A Virada Sustentável Mato Grosso 2025 é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo.


Construção coletiva


Toda a programação da Virada Sustentável é construída a partir da união de forças, fortalecendo redes de transformação e impacto social existentes.


“A população de Cuiabá e Rondonópolis terá a oportunidade de celebrar a Semana do Meio Ambiente em um espaço de conexão e engajamento com as pautas ambientais. Por meio da co-realização do Festival Virada Sustentável, a Sema busca inspirar reflexões e incentivar atitudes mais sustentáveis, com um olhar especial para a biodiversidade, tema central do debate em 2025”, revelou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Juliana Carvalho.


Vale ressaltar que Cuiabá estreou no circuito da Virada Sustentável em 2024, com uma versão pocket, a Viradinha Sustentável, mas agora, a jornada de impacto positivo será ainda maior.


“Ampliamos a força do evento nesta edição de 2025, com mais atrações, mais impacto e sempre de olho na proposta de agregarmos diferentes visões e atores na promoção do desenvolvimento sustentável, um tema tão caro para a população local, gestores públicos e setor privado”, reforça o cofundador da Virada Sustentável, André Palhano.


Além de Cuiabá e Rondonópolis, o evento chega também a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Belém (edição especial COP30), dentre outras cidades.

Comments


bottom of page