Videoarte que reflete sobre as causas do colapso climático será exibida nas escolas de Cuiabá
- Redação
- 27 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Produção foi aprovada pela Lei Paulo Gustavo, no edital Fornada, da Secretaria de Cultura de Cuiabá

A videoarte “Terra-Corpo” reflete sobre as causas do colapso climático e será apresentada em setembro em quatro escolas públicas de Cuiabá para estudantes do Ensino Fundamental e os respectivos professores. Idealizado pela atriz e diretora Katiuska Luzz, o projeto relaciona o modo de vida dos seres humanos e a emergência climática do planeta.
Antes da exibição da videoarte, a programação conta com jogos performativos e uma breve introdução à temática. Na sequência, ocorrerá a projeção do filme, seguido de debate final sobre as impressões sobre a obra audiovisual. A equipe encerrará o encontro com um momento de meditação.
Conforme Katiuska, o projeto nasceu de suas inquietações durante o doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal de Mato Grosso, com a perspectiva da relação de uma sociedade que só busca produtividade e consumismo, sem responsabilidade com a natureza, pautada em uma relação colonial de exploração.
O projeto foi aprovado no edital Fornada, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá (SMCEL), com recursos da Lei Paulo Gustavo. A realização é da SMCEL, do Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá e do Ministério da Cultura, com apoio do Centro Cultural Casa Cuiabana.
Ficha técnica
Idealizadora e atriz: Katiuska Luzz
Texto: Luciene Carvalho
Produção e fotografia: Anne Mathilde
Filmmaker e sonoplastia: Leonardo Djan
Tradutora de Libras: Luara Conrado
Designer gráfico: Maurício Motta
Figurino: Jane Klitzke
Comments