Websérie sobre festas populares de Cuiabá lança primeiro episódio neste domingo (20)
- Redação
- 15 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de abr.
O documentário promove a valorização das tradições culturais cuiabanas

A websérie “Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá”, que conta sobre a tradição e identidade da capital mato-grossense, será lançada neste domingo (20), às 20h (de MT), no YouTube.
Ao todo, serão três episódios a serem veiculados mensalmente. A temática dos episódios são a “Folia de Reis”, o “Carnaval no Centro Histórico” e a “Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito”.
Os episódios serão disponibilizados simultaneamente nos canais do Cultura Livre MT e de A Casa do Centro na segunda quinzena dos meses de abril, maio e junho.
O produto audiovisual é documental e tem o objetivo de promover a valorização das tradições culturais cuiabanas, destacando o fortalecimento da identidade de um povo, além de incentivar o turismo cultural, por meio de plataformas digitais, que democratizam o acesso do público.
“Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá” busca entreter e sensibilizar o público sobre a importância cultural e religiosa dessas manifestações para os cuiabanos.
“É essencial documentar e preservar as tradições, garantindo que atuais e futuras gerações conheçam e valorizem suas origens, promovendo um senso de pertencimento e orgulho de ser dessa terra calorosa. É um registro de afetos, histórias e resistências”, contextualizou Ádia Borges, produtora cultural e gestora da Associação A Casa do Centro, proponente do projeto contemplado.
“Sempre foi nosso sonho promover edições do Cultura Livre fora do estúdio. Gustavo [Teixeira] e eu conversamos com o [cineasta] Zé Medeiros e com a Ádia, que nos contaram do desejo de documentar algumas festas populares cuiabanas. Vimos aí a oportunidade de juntar os sonhos: vamos botar o Cultura Livre na rua, divulgando vivências tão ricas, coloridas e pulsantes, que já eram objeto de registro do Zé. É claro que um projeto desse só poderia dar certo”, comentou a idealizadora e apresentadora do programa de TV Cultura Livre, Helô Godoy.
O projeto foi realizado pelo programa Cultura Livre em parceria com a Associação A Casa do Centro. A websérie é contemplada pela Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Cuiabá, por meio do edital Aúfa, na categoria Patrimônio, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).
Folia de Reis
A festa de Santos Reis, Folia ou Companhia de Reis ou Reisado é de origem oriental, egípcia, que celebrava o "Sol Invencível". No ocidente, foi transmitida como uma tradição católica de adoração aos Reis Magos que visitaram o menino Jesus de Nazaré. No Brasil, fortaleceu-se como uma festa folclórica.
Os festejos começam na véspera do Natal (24 de dezembro) e seguem até 6 de janeiro - Dia de Reis, com cortejo, procissão, cantos, apresentações cênicas, intervenções e muito fé e devoção.
O primeiro episódio será “Folia de Reis Os Cuiabanos”, com entrevistas de integrantes da segunda e da terceira gerações da Família Evangelista dos Santos, mantenedores dessa tradição há mais de 50 anos pelas ruas de Cuiabá.
Equipe técnica:
Realização: Associação A Casa do Centro e programa de TV Cultura Livre
Apresentação: Heloise Godoy
Episódio Folia de Reis: entrevista com a Companhia de Reis “Os Cuiabanos”
Roteiro: Ádia Borges, Gustavo Teixeira e José Medeiros
Coordenação executiva: Ádia Borges e Gustavo Teixeira
Assistente produção: Wânia de Paula
Câmera: José Medeiros e Lucas Arruda
Assistente de câmera: Filipe Medeiros
Assistente de som: Nathália Miranda
Fotos: Assessoria
Diretora de Arte: Amanda Homem
Pós-produção, montagem e finalização: Nathália Miranda
Assessoria de imprensa: Priscila Mendes
Redes sociais: Bruna Maciel
Websérie “Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá”
1º episódio: Folia de Reis: Os Cuiabanos
Lançamento: Domingo de Páscoa (20), às 20h (horário de Cuiabá)
Local: Simultaneamente nos canais do programa de TV Cultura Livre MT (https://www.youtube.com/@culturalivremt8283) e da Associação A Casa do Centro (https://www.youtube.com/@acasadocentro) no Youtube
Comments