Descendente de paraguaios e nordestinos, mas cuiabano de chapa e cruz. Thon Silva nasceu, cresceu e construiu sua trajetória na capital mato-grossense. Após assistir à apresentação em um evento em que estava a trabalhar, começou a sua jornada no universo Drag em 2001.
“Foi um momento transformador”, ressaltou sobre a apresentação na qual o fez adentrar ao universo da arte Drag. Como drag, trabalhou animando festas, como aniversários e formaturas. Na época, ela mantinha dois empregos para garantir a estabilidade durante 10 anos.
Depois de longos períodos de apresentações, Thon retornou à cena Drag e, desde 2022, vem se destacando na arte como Nelly Winter.
Ainda em 2022, o editor Leandro Doorneles sugeriu que Thon lançasse o livro escrito durante a pandemia, mas que assinasse como Drag Queen para a obra.
Antes do lançamento deste livro, Winter participou da antologia poética “VERSA — Bardos em Linhas”, porém foi barrada no evento de estreia da obra por ser Drag Queen. Em seguida, publicou “RIMAS — Versas e Bardos”, “DRAG QUEENS — Arte, Cultura e Sociedade” e “MENESTREL — Bardos, Versas e Rimas”.
Além de ter lançado o livro “SOMOS COLORIDOS — Guia de Letramento LGBTQIAPN+” durante a 27ª edição da Bienal Internacional, em São Paulo.
Com as produções literárias, Nelly se tornou a primeira escritora Drag de Mato Grosso. A literatura, inclusive, abriu portas para ela se tornar palestrante e apresentadora de diversos eventos, como: “Fórum de Incentivo à Cultura de Cuiabá”, “Expofavela Innovation MT”, “Festival Velhices”, “Festival Vambora”, entre outros.
Nelly dá espaço àqueles que não são ouvidos pela sociedade ao apresentar o DragPod, desde 2022. O seu objetivo sempre foi transmitir amor e respeito como artista, assim como mostrar que a arte Drag é uma forma legítima de expressão artística.
Entre seus sonhos, Winter quer ver o seu nome na Academia Mato-grossense de Letras.
Mas a artista tem um desejo simples: “Que as pessoas sempre busquem a felicidade, porque ninguém fará isso por nós”.