top of page

Filme de MT estreia na competição principal do Festival de Gramado com apoio de edital da Secel

  • Grupo Olhar
  • 11 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

O longa-metragem Cinco Tipos de Medo, dirigido pelo cuiabano Bruno Bini e protagonizado pela atriz Bella Campos, será o primeiro filme mato-grossense a competir na mostra oficial do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais e prestigiados do país. A produção foi viabilizada com recursos do edital Cinemotion – Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).


Selecionado entre mais de 140 inscritos, o filme está entre os seis escolhidos para disputar o troféu Kikito, símbolo máximo do festival, que acontece entre os dias 13 e 23 de agosto, em Gramado (RS). A conquista é considerada um marco histórico para o audiovisual de Mato Grosso.


Com gravações realizadas em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, Cinco Tipos de Medo retrata eventos inspirados em um caso real ocorrido em 2007, no bairro Jardim Novo Colorado, na capital mato-grossense. Na trama, cinco personagens com histórias aparentemente desconectadas têm seus caminhos entrelaçados por situações de violência e sobrevivência, num enredo denso e urbano.


O elenco reúne nomes de destaque no cinema e na televisão, como João Vitor Silva, Bárbara Colen, Jonathan Haagensen, Rui Ricardo Diaz, Rejane Faria e o rapper Xamã. A produção é assinada pela Plano B Filmes, com coprodução da Druzina Content.


Além deste longa, o edital Cinemotion está viabilizando outras produções mato-grossenses: Ensaio Sobre a Verdade, Mãe Bonifácia e O Menino que Carregava Água na Peneira, além de um longa documentário, um longa de animação e quatro minisséries. No total, o edital conta com investimento de R$ 16 milhões por meio da Lei Paulo Gustavo.


Com previsão de estreia nacional no segundo semestre de 2025, Cinco Tipos de Medo representa não apenas uma conquista para seus realizadores, mas também o fortalecimento da produção audiovisual em Mato Grosso.

Comentários


bottom of page