Cineasta Sérgio Machado ministra masterclass e exibe documentário premiado em Cuiabá
- Grupo Olhar
- 17 de set.
- 3 min de leitura
Diretor apresenta “3 Obás de Xangô” em ação da 24ª MAUAL em parceria com o Sebrae-MT; entrada é gratuita

Um dos nomes mais relevantes do cinema brasileiro contemporâneo, o cineasta baiano Sérgio Machado estará em Cuiabá na próxima segunda-feira (22) para uma programação especial da 24ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL). O diretor ministra uma masterclass e apresenta o documentário “3 Obás de Xangô”, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em atividade realizada em parceria com o Sebrae-MT dentro da Jornada de Cinema e Negócios.
O encontro acontece a partir das 19h, no Teatro da UFMT. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipada pelo Sympla.
Trajetória premiada
Sérgio Machado consolidou carreira transitando por ficção, documentário e animação, com destaque internacional desde a estreia de seu primeiro longa, “Cidade Baixa” (2005), exibido em Cannes e ganhador de 30 prêmios. O cineasta foi colaborador próximo de Walter Salles, assinou roteiros de filmes como Abril Despedaçado e Madame Satã, e dirigiu obras marcantes como “Tudo que Aprendemos Juntos”, longa de encerramento do Festival de Locarno.
Na televisão, assinou séries como “Alice” (HBO), “Irmãos Freitas” (Space) e a recente “Maria e o Cangaço” (Disney+), estrelada por Isis Valverde. Atualmente, circula com os documentários “3 Obás de Xangô” e “A Bahia Me Fez Assim” (2025).
A força da cultura baiana
O filme apresentado em Cuiabá, “3 Obás de Xangô”, retrata a amizade e a influência cultural de Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, três ícones que ajudaram a moldar o imaginário da baianidade. A obra, premiada também na Mostra de São Paulo, Festival do Rio e Tiradentes, destaca como literatura, música e artes visuais documentaram a força popular, a espiritualidade e o cotidiano da Bahia.
Jornada de Cinema e Negócios
A presença de Sérgio Machado integra a Jornada de Cinema e Negócios, que reúne masterclasses, consultorias e debates voltados para a formação e inovação no setor audiovisual. O destaque é o Maual Lab, laboratório que neste ano selecionou nove projetos de longas e curtas de Mato Grosso para receber consultoria com profissionais renomados como Karkará Tunga, Tatiana Toffoli, Pedro Krull e Mariana Meliande.
Além das mentorias exclusivas, o público terá acesso a atividades abertas, como o painel sobre distribuição de curtas, no dia 24 de setembro, às 15h, e as sessões de pitching dos projetos selecionados, no dia 26 de setembro, às 15h, ambos no Cineclube Coxiponés.
“Com o Maual Lab e as demais atividades da Jornada de Cinema e Negócios, buscamos fortalecer o diálogo entre novos realizadores mato-grossenses e profissionais experientes do audiovisual brasileiro, ampliando o espaço de formação, criação e intercâmbio de ideias”, afirma Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 24ª MAUAL.

Festival
A 24ª MAUAL acontece entre 23 e 27 de setembro, com a exibição de 39 curtas-metragens na Mostra Competitiva, no Teatro da UFMT, e 50 filmes na Mostra Paralela online, disponíveis até 7 de outubro no canal do Cineclube Coxiponés no YouTube. A programação também inclui lançamentos, debates, oficinas e a tradicional festa de encerramento.
A programação completa está disponível em: www.maual.com.br/programacao.
Serviço
Masterclass com Sérgio Machado e exibição de “3 Obás de Xangô”
📅 Quando: 22 de setembro (segunda-feira), às 19h
📍 Onde: Teatro da UFMT – Campus Cuiabá
🎟 Quanto: Entrada gratuita
🔗 Ingressos: Sympla
📌 Programação completa: www.maual.com.br/programacao
📧 Mais informações: cinecoxipones@gmail.com | Instagram: @cinecoxipones




Comentários