Mostra audiovisual da UFMT exibe 89 curtas latino-americanos em setembro
- Grupo Olhar
- 29 de ago.
- 2 min de leitura
Com tema “Escutar a terra, romper a imagem”, 24ª MAUAL terá sessões presenciais em Cuiabá e programação online gratuita

O Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), divulgou a lista de filmes selecionados para a 24ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL). O evento reúne 89 curtas-metragens de 14 estados brasileiros e de três países estrangeiros — Cuba, Argentina e Bolívia.
As exibições acontecem de 23 a 27 de setembro, no Teatro Universitário da UFMT, em Cuiabá, com entrada gratuita mediante reserva pelo Sympla. Já a Mostra Paralela será exibida virtualmente, entre 23 de setembro e 7 de outubro, pelo canal do Cineclube Coxiponés no YouTube.
Neste ano, a MAUAL recebeu 266 inscrições, das quais 39 curtas foram selecionados para a Mostra Competitiva e 50 para a Paralela, além de nove videoclipes. Mato Grosso terá presença expressiva, com 23 produções locais escolhidas. A lista completa está disponível no site www.maual.com.br/selecionados24maual.
Além das mostras, a programação inclui oficinas, shows e palestras, e segue até o fim do ano. Durante o evento, também será realizada mais uma edição do Maual Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais promovido em parceria com o Sebrae-MT.
Sob o tema “Escutar a terra, romper a imagem”, a 24ª edição convida o público a refletir sobre novas formas de escuta e olhar na produção audiovisual, inspiradas no conceito de “florestania”, que amplia a ideia de cidadania ao incluir a floresta, os rios e os animais.
A mostra é realizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT (Procev) em parceria com Sebrae-MT e Fundação Uniselva.
Serviço
📍 24ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina
Mostra Competitiva: 23 a 27 de setembro, 19h, Teatro Universitário (UFMT, Cuiabá)
Mostra Paralela: 23/09 a 07/10, em youtube.com/@cinecoxipones
Programação completa: www.maual.com.br




Comentários