“Corpo que Dança” questiona padrões e celebra o movimento livre na arte
- Grupo Olhar
- 9 de jul.
- 2 min de leitura

A arte do movimento ganha novos contornos com a estreia da videoarte “Corpo que Dança”, que será lançada nesta sexta-feira, 11 de julho, no YouTube. Idealizada pela roteirista e performer Geovana Rodrigues, a obra convida o público a repensar quais corpos podem ocupar o espaço da dança. Com direção de Luiz Leite, o projeto é um manifesto poético e político que rompe padrões estéticos e amplia o debate sobre representatividade corporal na arte.
Na narrativa, o corpo em cena – interpretado por Geovana – reflete muitos outros, com movimentos que revelam potências, afetos e desafios enfrentados por quem dança fora dos moldes impostos. “A dança sempre morou dentro de mim, mesmo quando diziam que meu corpo não era apto para isso. Esse vídeo é uma grande festa dançante, que convida todas as pessoas a se moverem com o que têm”, afirma a roteirista e protagonista.
A trilha sonora original de Ítalo Evangelista, a fotografia de Libel Queiroz e a coreografia de Elthon D’Santos compõem, junto à performance, uma experiência sensível e potente. “Nosso desafio foi encontrar o ritmo das imagens, sincronizando movimento e emoção com os planos”, explica Libel.
Gravada em dois finais de semana, a produção enfrentou o calor intenso de Cuiabá em locações urbanas e naturais, como a Cachoeira da Martinha. “Foi uma honra e um grande desafio colaborar com esse projeto. Levamos atriz e equipe ao limite, e o resultado ficou muito bonito”, comenta o diretor Luiz Leite.

Com cinco minutos de duração e classificação livre, “Corpo que Dança” foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Edital Fornada da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. A produção é da Adjodja Filmes, em coprodução com Limiar e Bora Fazer Filmes – coletivos que vêm movimentando a cena audiovisual mato-grossense com projetos plurais e representativos.
A obra conta com acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição. O trailer está disponível no Instagram @adjodjafilmes, e o vídeo completo poderá ser assistido gratuitamente no canal do coletivo no YouTube.
📌 Serviço
Estreia online: 11 de julho de 2025
Acesso gratuito: Assista aqui
Classificação: Livre
Duração: 5 minutos
Instagram: @adjodjafilmes
Acessibilidade: Libras, legendas e audiodescrição
Mais informações e entrevistas:
Assessoria de Imprensa – Pedro Mutz
📧 pedromutzfilho@gmail.com | 📱 (65) 98418-5592




Comentários