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Turismo reúne-se com comissão para alinhar 5ª edição do Festival da Pamonha

Redação

Evento ocorre nos dias 19 a 21 de abril, das 8h às 20h, com 27 barracas de produtos derivados do milho na praça de alimentação

Foto: Secom

O secretário municipal de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, se reuniu com a comissão do Festival da Pamonha, que ocorre nos dias 19 a 21 de abril, das 8h às 20h. A reunião abordou sobre a organização da quinta edição do evento.


Criado em 2018, o festival é organizado pela Prefeitura de Cuiabá e comunidade Rio dos Peixes, situada no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). Neste ano, o evento conta com 27 barracas de produtos derivados do milho na praça de alimentação, além dos demais comércios e opções alimentícias. A secretaria também prevê entretenimento regional.


Considerando as dificuldades causadas ao Portão do Inferno, trecho que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, conforme menciona o secretário de Turismo, a expectativa é superar os números das edições anteriores.


“Naturalmente, queremos superar os números das edições passadas, com uma média de 40 toneladas de vendas em produtos derivados do milho. Mas este ano, mais do que isso, queremos trazer de volta o público para o comércio do Rio dos Peixes, que está prejudicado em razão do desabamento de parte do paredão do Portão do Inferno”, ressaltou.


Para a líder da comissão do Festival, Kátia Maraiki Schroeder, esse é um dos maiores desejos das famílias que dependem do comércio local. “Todos nós estamos sentindo muito os impactos desse 'pare e siga'. Nosso movimento despencou e várias famílias ficaram desempregadas. Portanto, o sucesso do Festival da Pamonha este ano, sem dúvida, virá para abençoar e dar um fôlego para todos nós comerciantes locais”, destacou.


Para o Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que foi um dos precursores do festival, se depender dos esforços da gestão, o evento deste ano será um sucesso absoluto.


“A gestão Emanuel Pinheiro criou esse evento como uma alternativa de turismo e fomento à comunidade, e sabemos que este ano será desafiador devido às dificuldades enfrentadas no Portão do Inferno. Contudo, queremos deixar claro que não pouparemos esforços para, junto com a comunidade, entregarmos o melhor Festival da Pamonha da história”, enfatizou Vuolo.


Além das secretarias de Turismo e Trabalho e Desenvolvimento Econômico, farão parte da organização as pastas de Cultura, Limpeza Urbana - Limpurb, Ordem Pública, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, Semob.


Desde a criação do evento, já foram acumuladas mais de 88 toneladas de produtos derivados do milho, vendidos. Os números são expressivos, com 4 mil quilos em 2018, 11 mil em 2019, pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus, seguido por 30 toneladas em 2022 e 36 toneladas em 2023. Além disso, o evento gerou emprego para mais de 300 pessoas, de forma direta e indireta.


(Com informações da assessoria)


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